Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Doutorado em Ciência Animal da Univasf é aprovado pela Capes

Doutorado em Ciência Animal da Univasf é aprovado pela Capes

publicado: 08/11/2018 14h55 última modificação: 08/11/2018 14h55
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no final de outubro, para a criação do doutorado em Ciência Animal. Com esta aprovação, a Univasf passa a ter três cursos de doutorado. Além deste, foram aprovados, também em outubro, os cursos de doutorado em Ciência dos Materiais e em Ciências Veterinárias no Semiárido.

O doutorado em Ciência Animal é o primeiro na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros no interior de Pernambuco e o segundo no interior do Nordeste. O curso será ofertado no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE). A primeira turma deverá ingressar em 2019. O edital de seleção será divulgado em breve.

A aprovação do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) chega no ano em que o curso de mestrado completou dez anos. Neste período, o programa já formou 141 mestres. Atualmente, o mestrado tem 37 discentes e 18 docentes integram o quadro do programa. Em setembro de 2017, a Capes elevou a nota do mestrado de 3 para 4. O PPGCA tem quatro linhas de pesquisa: Nutrição Animal, Produção e Sanidade Animal, Forragicultura e Pastagens, e Genética e Reprodução Animal.

De acordo com o coordenador adjunto do PPGCA, professor João Virgínio Emerenciano Neto, a aprovação do doutorado é o reconhecimento pelo esforço coletivo de todos que compõem o programa. “Representa a qualidade do programa, dos docentes e dos egressos, muito qualificados. Também é fruto do esforço de todos para aumentar a produção científica e o número de trabalhos publicados”, destaca.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Jackson Guedes, ressalta que os três novos doutorados são uma conquista importante para a região, pois além de serem os primeiros da Universidade são também os primeiros do Vale do São Francisco, juntamente com o doutorado em Ecologia Humana, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), aprovado este ano. “A Univasf se consolida como uma instituição de ensino superior do Vale do São Francisco que é referência tanto em nível de graduação quanto em nível de pós-graduação no interior do Nordeste”, afirma.

Com a oferta dos cursos de doutorado, a Univasf passa a oferecer formação em nível superior completa. “Este resultado mostra a qualidade das pesquisas que estão sendo feitas na nossa região e a qualidade dos nossos pesquisadores. A produção acadêmica que vem sendo feita na Univasf tem um impacto muito positivo tanto no campo científico, como também no cenário regional e local”, observa Guedes.

registrado em: , , ,