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Educação contextualizada será discutida no Encontro Semiárido e Educação: Ontem, Hoje e Perspectivas, que começa na segunda-feira (12)

publicado: 09/06/2017 09h09 última modificação: 09/06/2017 09h09
Mônica Santos

Terá início, na próxima segunda-feira (12), o Encontro Semiárido e Educação: Ontem, Hoje e Perspectivas, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Ministério da Educação (MEC). O evento, que terá duração de dois dias, acontecerá no Complexo Multieventos da Univasf, no Campus Juazeiro (BA), a partir das 8h.

A programação conta com apresentações culturais, conferências, relatos de experiência e a discussão, construção e consolidação de propostas. Estas propostas serão construídas em cima de cinco eixos distintos, são eles: Tecnologias sociais apropriadas, Educação contextualizada para convivência com o semiárido, Educação contextualizada como política pública, Formação de professores e Materiais didáticos e paradidáticos, ambos voltados para a temática do evento.

A partir das discussões destes eixos surgirão as sugestões de temas que devem compor o material didático a ser produzido pelas instituições de ensino superior e que será enviado para o MEC. Com isto, espera-se conseguir a adesão dos participantes e reunir especialistas que lidam diretamente com a problemática, unindo, assim o Estado e a sociedade civil. A ideia é formular junto aos representantes e instituições da região atividades relevantes para construir ferramentas e atingir os objetivos propostos, dando ao aluno a oportunidade de compreender melhor suas potencialidades e as alternativas de convivência, estimulando-o a valorizar as especificidades locais.

De acordo com a diretora de pesquisas sociais da Fundaj e organizadora do evento Edilene Pinto, o encontro tem como objetivo discutir e construir coletivamente propostas de políticas públicas centradas na educação contextualizada para a convivência com o Semiárido. “Resolvemos convocar instituições que atuam no Semiárido para que juntas construíssem essas ações, e a maneira pensada para planejá-las foi a realização deste Encontro”, afirma Edilene.

Segundo a pró-reitora de Extensão da Univasf, Lucia Marisy, a Univasf já possui duas graduações e uma especialização envolvendo a população do campo, e já é parceira da Fundaj em outros projetos e pesquisas. Por isso, decidiram se unir, levando em conta a preocupação que as duas instituições têm com as questões de educação. “A proposta do encontro é sensibilizar diretores, coordenadores, supervisores e professores que atuam nas escolas do campo a mudarem as suas estratégias de atuação no campo pedagógico, contextualizando a aprendizagem dos alunos”, afirma Lucia.

Além da Fundaj, da Univasf e do MEC, o encontro conta com a parceria da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária (IRPAA), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).