Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro "Univasf sem Assédio" acontecerá neste sábado (26) com discussões e aula de defesa pessoal

Notícias

Encontro "Univasf sem Assédio" acontecerá neste sábado (26) com discussões e aula de defesa pessoal

publicado: 24/08/2017 17h43 última modificação: 24/08/2017 19h12
Mônica Santos

O Grupo de Afinidades Mulheres na Engenharia (Women in Engineering – WIE), do ramo estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará neste sábado (26) o evento ‘Univasf sem Assédio’. A ação acontecerá no Complexo Esportivo do Colegiado de Educação Física (Cefis), no Campus Sede, das 8h20 às 12h.

As inscrições são realizadas por meio de formulário online. É solicitado um quilo de alimento, que deverá ser entregue no local do evento e será doado para uma instituição de caridade. A programação será dividida em duas partes, na primeira, a psicóloga egressa da Univasf, Nara Shirley, falará sobre a perspectiva das estudantes sobre a violência em seus respectivos campi. Em seguida, haverá a apresentação da psicóloga da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) Márcia Andrea e da ouvidora da Univasf, Edileide Coelho, que discutirão a temática ‘A quem recorrer quando somos assediadas na Univasf?’. Elas irão explanar sobre a visão institucional do tema, apresentando as ferramentas que a Univasf disponibiliza para as pessoas que sofrem assédio.

Na segunda parte, será ministrada aos participantes do evento uma aula básica com teoria e prática da defesa pessoal, com os professores Adolfo Vasconcelos, especialista em Wushu e Kung Fu, Charles Carvalho, especialista em Aikido e Luís Alcides Maduro, professor da Univasf e especialista em Ciências do Desporto. São 30 vagas destinadas a toda comunidade, em especial para mulheres estudantes do campus da Univasf de Juazeiro. É requisito, para quem for participar da aula, trajar roupa esportiva ou de ginástica.

Segundo Gabriela Nunes Ferreira, estudante de engenharia elétrica e organizadora do encontro, a ideia surgiu após relatos de estudantes sobre assédio moral dentro da universidade. Por isso, é muito importante para as estudantes e também para a comunidade externa. “Queremos que o encontro seja uma forma de ajudar quem passar por este tipo problemas, divulgando como a universidade pode ajudar e quais ferramentas estão ao nosso dispor para nos auxiliar”, afirma Gabriela.