Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Envelhecimento, sustentabilidade e cultura marcam edições da Revista Extramuros da Univasf lançadas este mês

Notícias

Envelhecimento, sustentabilidade e cultura marcam edições da Revista Extramuros da Univasf lançadas este mês

publicado: 19/12/2016 15h06 última modificação: 26/12/2016 08h40
Brena Souza

Envelhecimento, sustentabilidade e medicina na escola são alguns dos assuntos presentes nas edições especial e regular da Revista Extramuros, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As publicações lançadas neste mês de dezembro abordam variados temas, e a edição especial propõe um olhar sobre a Gerontologia, que é o estudo multidimensional sobre o envelhecimento, nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Já a edição regular discute temas que vão desde extensão rural à cultura. As duas edições já estão disponíveis no site da Extramuros. 

edição especial (Volume 4 - Nº 1) reúne 12 textos, entre artigos, trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e relatos de diferentes áreas do conhecimento produzidos por pesquisadores de várias instituições do Brasil e do exterior. Este número contou com a participação do professor do Colegiado de Educação Física (Cefis) da Univasf Marcelo de Maio Nascimento, que assina o editorial da revista. A capa apresenta idosos em uma pintura com cores fortes e foi produzida pela artista Priscila Dias dos Reis, que desenvolve um trabalho de criação de imagens de idosos ativos e ligados em moda. 

Já a edição regular (Volume 4 – Nº 2) traz nove artigos e três relatos de experiência de professores e pesquisadores da Univasf e de outras instituições do país, que abordam temas como extensão rural, saúde, educação e cultura. A capa, criada pela artista Loirí Ieda Vasem Vechio, apresenta através o preto e branco, os muros e vielas de pedras de Sanfins do Douro, em Portugal, a partir da experiência da artista com a produção de gravuras desse local. 

A Revista Extramuros possui quatro anos de existência e já obteve mais de 130 mil visualizações e downloads de textos publicados. De acordo com o coordenador da revista, o professor Fulvio Torres Flores, um único texto, intitulado “Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na creche municipal Dr. Washington Barros – Petrolina/PE”, do professor Helder Ribeiro de Freitas e outros autores, ultrapassou, em novembro de 2016, a marca de sete mil downloads e visualizações. 

O lançamento destas duas edições marca o fim da participação do professor Fulvio Torres Flores como editor da revista, que passará a ser editada pelo professor do Colegiado Artes Visuais Edson Rodrigues Macalini.