Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe Enactus da Univasf participa de desafio universitário

Equipe Enactus da Univasf participa de desafio universitário

publicado: 15/02/2018 17h10 última modificação: 15/02/2018 17h13
Mônica Santos

Promover o empreendedorismo social através de uma competição. Este é o objetivo do Desafio Universitário Inpev 2018, promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Essa competição reúne 70 equipes da Enactus, uma organização estudantil internacional presente em 115 universidades brasileiras que trabalha o empoderamento de comunidades por meio do empreendedorismo. O desafio Inpev 2018 iniciou em dezembro de 2017 e ocorrerá até junho de 2018, reunindo 70 equipes da Enactus, incluindo o time da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que no atual ranking  da competição está na 10º colocação.

A competição consiste em três fases e a pontuação da Universidade está relacionada à participação da comunidade acadêmica nas diversas etapas do desafio. Nesta primeira etapa, de acordo com o presidente da equipe Enactus Univasf, Aluísio Sampaio, a pontuação ocorre por meio da realização de um curso online do sistema Campo Limpo, com temas como gestão empresarial, empreendedorismo, inovação, meio ambiente, sustentabilidade ambiental e tecnologia.

O curso deve ser feito por estudantes e docentes e os certificados devem ser encaminhados à equipe Enactus Univasf. As equipes concorrentes precisam conseguir pelo menos dez mil pontos nesta fase, que vai até 27 de fevereiro, para serem aprovadas para a próxima etapa. A segunda fase consiste em uma prova surpresa, que ainda será divulgada. E na etapa final, a equipe Enactus deverá organizar na Universidade um evento que tenha como temática a logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas. A premiação do Desafio Universitário 2018 será de R$ 10 mil para o primeiro lugar e R$ 5 mil para o segundo lugar.

Na Univasf, o Enactus funciona desde 2015, sob a orientação do professor do Colegiado de Administração Deranor Oliveira. Atualmente, a equipe possui 13 membros, estudantes dos cursos de Administração, Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola e Zootecnia, além de estudantes dos cursos de pós-graduação de Sistemas Agroindustriais e Gestão em Saúde Pública.

De acordo com Sampaio, a competição é importante por divulgar e estimular esse tipo de ação dentro e fora da academia. “Temos como objetivo trabalhar, dentro da Universidade, a temática do descarte de embalagens de defensivos agrícolas, que é tão importante e tão pouco divulgada. Além disso, pretendemos levar o nome da Univasf para o Brasil e, conseguindo o prêmio, queremos investir no Enactus da Univasf”, afirma.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail enactusunivasf@gmail.com, pelo telefone (87) 98843-5200 e pelas páginas da Enactus Univasf no Facebook  e no Instagram.