Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe F-Carranca da Univasf cria Memorial para preservar sua história

Equipe F-Carranca da Univasf cria Memorial para preservar sua história

Espaço é aberto à comunidade e visitas devem ser agendadas com antecedência

publicado: 21/03/2017 15h41 última modificação: 21/03/2017 15h41
Brena Souza

Aeronaves oficiais e objetos utilizados pelos integrantes da F-Carranca em competições de aerodesign agora estão disponíveis para visitação em um memorial da equipe, localizado no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Memorial F-Carranca foi criado com o objetivo de preservar a história do grupo, que coleciona bons desempenhos em competições realizadas nos últimos anos.

O memorial foi inaugurado no último domingo, com a participação do orientador do projeto, o professor do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira, de membros atuais e antigos da equipe e outros convidados. A ideia de sua fundação surgiu a partir de um membro da equipe, que ressaltou a importância de manter registrada a história do grupo, conservando desde as aeronaves que já participaram da competição SAE-Brasil AeroDesign até as camisas que foram usadas pela equipe em cada uma de suas participações.

A visitação é aberta à comunidade e pode ser realizada das 14h às 21h, mediante agendamento prévio através da página da equipe no Facebook. As visitas acontecem com o acompanhamento de um dos membros da F-Carranca.

O memorial é composto por cinco aeronaves oficiais construídas pela equipe, quadros com as camisas utilizadas nas competições, fotos do grupo reunido, registros das conquistas, textos explicativos com as características de cada aeronave e fotos dos membros que já participaram da equipe.

Para o estudante de Engenharia Mecânica Antonio Almeida, um dos organizadores do memorial, o espaço também tem como intenção despertar o interesse do público estudantil externo pelas Engenharias, ainda pouco difundidas entre os jovens da região. “Divulgar as formas de atuação do engenheiro também é uma das propostas desse memorial, visto que poucas pessoas realmente sabem como engenheiros atuam na sociedade“, explica Antonio.

F-Carranca - Composta por estudantes dos cursos de Engenharia da Univasf sob a coordenação do professor Luiz Mariano, a equipe F-Carranca constrói aeronaves controladas por rádio. A F-Carranca surgiu em 2009, a partir da ideia do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica José Bismark, que desejava unir conhecimentos teóricos e práticos para a montagem de aeronaves. A primeira equipe foi formada em 2012 e ficou entre as melhores na primeira competição SAE – Brasil AeroDesign da qual participou.