Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe F-Carranca participará de competição nacional de AeroDesign

Equipe F-Carranca participará de competição nacional de AeroDesign

publicado: 16/10/2017 16h39 última modificação: 18/10/2017 17h21
Mônica Santos
Exibir carrossel de imagens Arquivo F-Carranca F-Carranca estará na 19ª competição SAE Brasil AeroDesign, que acontecerá no final de outubro.

A engenharia aeronáutica elabora projetos para a construção e manutenção de aeronaves, desde a concepção inicial até a fabricação. Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), projetos de engenharia aeronáutica são desenvolvidos pelo projeto de extensão F-Carranca, que existe desde 2009 e reúne estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Civil, de Produção e Elétrica. A aeronave projetada este ano foi selecionada para a 19ª edição da competição SAE – Brasil AeroDesign, que acontecerá de 26 a 29 de outubro no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo.

A aeronave que vai concorrer, criada exclusivamente para a competição, é radiocontrolada e caracteriza-se por ser leve, de pequena escala, possuir baixa velocidade e não ser tripulada. A edição do SAE – Brasil AeroDesign deste ano reunirá 94 equipes, com 1,3 mil concorrentes de 16 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, além de participantes da Venezuela e do México e acontecerá em três categorias, Micro, Regular e Advanced.

O F-Carranca vai competir na classe Regular, que possui mais equipes competidoras, cerca de 60. As avaliações acontecerão em duas etapas, a competição de projeto, em que as equipes realizam apresentações orais dos projetos para a Comissão Técnica de Competição, formada por profissionais da área; e a competição de voo, em que os aviões passam por baterias de voo e devem ser capazes de decolar e transportar cargas crescentes.

No ano passado, o F-Carranca conseguiu levantar a segunda maior carga, ficando atrás apenas da equipe campeã e se consagrou como uma das melhores equipes, tendo ficado em nono lugar na colocação geral. Na edição brasileira do Aerodesign, as cinco primeiras equipes constituem o pódio da competição e as duas primeiras colocadas ganham a possibilidade de competir na edição americana.

A equipe do F-Carranca possui 39 colaboradores, que desenvolvem duas atividades sob a coordenação dos professores de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira e José Bismark de Medeiros. Além da equipe atual, nove dos 14 alunos que participaram do processo seletivo deste ano demonstraram disponibilidade e irão para a viagem. A seleção destes alunos aconteceu de 28 de setembro a 1º de outubro, com uma prova eliminatória, uma entrevista com os selecionados na primeira etapa e uma dinâmica que consistiu em uma imersão, chamada de Aeroweekend. Nesta última fase, os finalistas formaram equipes mistas de cinco a seis pessoas com o objetivo de projetar e construir um protótipo de avião, baseado num regulamento elaborado pela equipe, além de escrever um relatório e apresentar o projeto para uma banca avaliadora. Tudo isso em um fim de semana.

De acordo com Caio Guimarães, estudante de Engenharia Mecânica e capitão do F-Carranca, o objetivo da equipe é se consagrar como uma das melhores equipes de AeroDesign do Brasil, e o SAE-Brasil é uma grande oportunidades de mostrar o potencial da equipe. “Nós esperamos alcançar uma colocação ainda melhor que nos anos anteriores, para que esse resultado exponha o F-Carranca como uma equipe dedicada e competitiva, e também que traga orgulho para os alunos da Univasf e moradores do Vale do São Francisco”, afirma Caio.

O SAE – Brasil AeroDesign acontece desde 1999 e tem como objetivo difundir o intercâmbio de técnicas e conhecimentos da engenharia aeronáutica entre os estudantes e futuros profissionais. Isto acontece por meio de aplicações práticas e competições entre equipes formadas por estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.

registrado em: ,