Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe F-Carranca participou da 19ª edição da competição SAE-Brasil Aero Design

Equipe F-Carranca participou da 19ª edição da competição SAE-Brasil Aero Design

publicado: 14/11/2017 16h53 última modificação: 14/11/2017 16h53
Mônica Santos
Exibir carrossel de imagens Arquivo do Projeto Integrantes da equipe F-Carranca com a aeronave Dazinha.

Integrantes da equipe F-Carranca com a aeronave Dazinha.

O projeto de extensão F-Carranca, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), participou da 19ª competição SAE-Brasil Aero Design, que reuniu este ano 1,3 mil competidores divididos em 94 equipes formadas por estudantes dos cursos de Engenharia de Instituições de Ensino Superior de 16 estados do Brasil, mais o Distrito Federal. As provas aconteceram no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo, no período de 26 a 29 de outubro.

O F-Carranca competiu na classe Regular, que contava com cerca de 60 equipes. As avaliações aconteceram em duas etapas, a competição de projeto, em que as equipes realizam apresentações orais dos projetos para uma Comissão Técnica de Competição e a competição de voo, em que os aviões carregam cargas crescentes. Na etapa de apresentação oral, a equipe ficou em 2º lugar e, na fase de competição de voo, a equipe ficou em 5º. O F-Carranca foi classificado em 18º lugar na colocação geral.

A competição consiste em projetar, documentar e construir uma aeronave rádio controlada, que transporte grande quantidade de carga, com bom desempenho na decolagem, pouso e estabilidade em voo dentro dos requisitos e restrições pré-estabelecidos em regulamento. De acordo com o estudante de Engenharia Mecânica da Univasf Túlio Bnonviccini, integrante do setor de aerodinâmica do F-Carranca, o objetivo da equipe era ficar entre os três melhores na classificação geral e se classificar para a etapa mundial da competição.

Bnonviccini afirma que, mesmo não conseguindo alcançar esta meta, a equipe buscou aprender e se fortalecer para voltar a competir no ano que vem. “Nosso objetivo nos fez não abrir mão de fazer voos arriscados na competição, o que infelizmente não deu certo por fatores que não podíamos controlar, mas que nos fizeram evoluir e acreditar que em 2018 voltaremos bem mais fortes”, analisa.

A aeronave projetada para este ano, além de ser radiocontrolada, é leve, tem pequena escala, baixa velocidade e não é tripulada. Foi produzida especialmente para o SAE-Brasil Aero Design, em um processo de elaboração e pesquisa que durou cerca de um ano. Nesta edição, a equipe propôs a construção de uma aeronave que coubesse inteiramente dentro de um cone com as medidas dadas pela organização, e assim, na avaliação do grupo, foi construída a melhor aeronave já projetada pela equipe, batizada como Dazinha.

O projeto – O F-Carranca existe desde 2012 e as atividades acontecem sob a orientação dos professores do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira e José Bismark de Medeiros. Suas ações consistem na elaboração de projetos na área de engenharia aeronáutica para a construção e manutenção de aeronaves, desde a concepção inicial até a fabricação.

Para a estudante de Engenharia Mecânica Luísa Moreira, líder do setor de estabilidade e futura capitã da equipe em 2018, o projeto é uma oportunidade de vivenciar os desafios reais da engenharia. “Desenvolvemos, com a participação no projeto, conhecimento técnico, habilidades de trabalho em equipe, liderança e gerenciamento, agregando ainda mais para aqueles que buscam uma experiência a um nível mais elevado, como foi o caso da nossa participação no SAE-Brasil Aero Design, e o diferencial no currículo”, destaca Luísa.