Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf abre inscrições para monitores para o evento “Construindo a Equidade: a Ciência na Desigualdade”

Também estão abertas as inscrições para ouvintes e escolas de ensino fundamental e médio da região

publicado: 25/02/2019 11h40 última modificação: 25/02/2019 11h40
Mônica Santos
O evento está com inscrições abertas para monitores voluntários, ouvintes e escolas de ensino fundamental e médio.

“Construindo a Equidade: a ciência na desigualdade” é um evento realizado pelo Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações (MCTIC). Ele integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e terá como tema: "Ciência e Tecnologia para Redução das Desigualdades". O evento vai acontecer de 12 a 14 de março, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA) e está com inscrições abertas para monitores voluntários, ouvintes e escolas de ensino fundamental e médio.

Para se inscrever como ouvinte é preciso enviar um e-mail para univasfecc@gmail.com contendo o nome completo, curso e telefone. Já para a monitoria, é preciso enviar, até dia 1º de março, um e-mail para: estagio.eacc@gmail.com contendo o curso, instituição, período e disponibilidade de horário. Podem participar da seleção para monitor estudantes de qualquer curso de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Haverá a entrega de certificados de participação com uma carga horária que vai variar entre 16 e 32 horas, de acordo com a disponibilidade de cada participante. Escolas interessadas em levar os estudantes para participar do evento devem entrar em contato com o EACC pelo telefone 3611-6508 ou pelo e-mail eacc@univasf.edu.br.

Os monitores selecionados deverão participar de uma capacitação, que vai acontecer nos dias 7, 8 e 9 de março no Espaço Plural da Univasf, no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA). Eles conduzirão atividades que irão expor, por meio de gráficos lúdicos e interativos, dados sobre desigualdades. Dentro da programação serão apresentados, também, jogos e instalações abordando o tema central. O público alvo do evento são alunos de ensino fundamental e médio dos municípios de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e região.

Além disso, compondo a programação, no último dia acontecerá uma mesa redonda com o tema “Ciência e Tecnologia para Redução das Desigualdades”, que contará com a presença de Paula Galrão, professora do Colegiado de Ciências Sociais; Ivani Brys, professora do Colegiado de Psicologia; e Rafaela Falaschi, representante do Programa Mulheres na Ciência, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com Elaine Ferreira, gerente educacional do EACC, o evento tem o intuito de levantar o debate sobre desigualdades de uma forma lúdica e interativa. “Estamos buscando formas de prender a atenção do estudante e levá-lo a pensar nas formas como podemos identificar as desigualdades que estão à nossa volta, sejam elas de raça, econômica, de gênero, etc., mas que já se tornaram tão enraizadas em nossa sociedade que não conseguimos enxergar. O evento vem, então, para colocar uma lupa sobre isso e pensar em formas de combatê-la”, afirma Elaine.

registrado em: , , ,