Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf realiza seleção para monitores do Projeto Trilha da Matemática

publicado: 02/02/2018 15h47 última modificação: 02/02/2018 15h47
Mônica Santos
São 30 vagas disponíveis para estudantes universitários de qualquer curso e período.

Com o objetivo de mostrar para estudantes da educação básica que a Matemática pode ser divertida, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a Trilha da Matemática. O projeto, organizado pelo Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) e pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) da Univasf, acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto e está, até dia 16 de fevereiro, selecionando voluntários para atuar como monitores. São 30 vagas disponíveis, que podem ser preenchidas por estudantes universitários de qualquer curso e período.

Para se inscrever como monitor é preciso mandar um e-mail para estagio.eacc@gmail.com informando o curso, período e disponibilidade de horário.  Os alunos selecionados vão passar por uma capacitação, que acontecerá na sede do Profmat, no Campus Juazeiro da Univasf ou no EACC, que funciona no Espaço Plural, no bairro Malhada da Areia, também em Juazeiro. A capacitação será realizada de 19 a 26 de fevereiro e vai explicar os princípios matemáticos das atividades que serão realizadas. Haverá a emissão de certificados com uma carga horária que pode variar de 16 a 32 horas, de acordo com a disponibilidade de cada participante.

O projeto Trilha da Matemática tem como objetivo realizar oficinas e instalações que abordem temas de matemática para alunos de ensino fundamental e médio. Dentro da programação estão jogos, oficinas e um teatro científico, que tem o intuito de ensinar a Matemática de forma lúdica. Podem participar escolas das redes pública e privada de Juazeiro, Petrolina e região, que devem se inscrever pelo e-mail eacc@univaf.edu.br. Haverá dois ônibus à disposição para levar os estudantes da rede pública, mas a confirmação também deve ser feita através do e-mail.

De acordo com Mônica Ribas, gerente educacional do EACC, esse evento é de grande importância, tanto para as crianças quanto para a instituição. “Esta é uma grande oportunidade de oferecer um conhecimento científico de forma divertida, despertando o interesse pela matemática tanto nas crianças quanto nos monitores que vão passar pelo treinamento e acompanhar as atividades”, afirma Mônica.