Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estão abertas as inscrições para o VI Simpósio de Engenharia Agrícola da Univasf

publicado: 14/10/2019 11h16 última modificação: 14/10/2019 11h16
Layla Shasta

Você sabe o que é Engenharia Agrícola? Esta pergunta pode parecer fácil, mas pode gerar equívocos, levando as pessoas a confundir o campo com a Engenharia Agronômica. Visando divulgar e fortalecer a área, o Núcleo de Estudos Aplicados em Ambiência Animal e Inovações Tecnológicas (Nesatec), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai promover o “VI Simpósio de Engenharia Agrícola”. Minicursos, palestras e uma mesa redonda integram a programação do evento, que acontecerá no dia 25 de outubro, em comemoração ao dia do engenheiro agrícola, no Complexo Multieventos da Univasf, no Campus Juazeiro (BA), das 8h às 19h30. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento

Os interessados em participar devem se inscrever via formulário online, pagar uma taxa de R$10,00 e fazer a doação de 1 lata de leite em pó no momento de credenciamento no evento. As inscrições também podem ser feitas presencialmente, no Laboratório de Construções Rurais em Ambiência, localizado no Campus Juazeiro.

Dentre as atividades presentes na programação, haverá palestras com temáticas como “Mecanização agrícola: mercado e perspectivas”; “A Engenharia Agrícola na agricultura 4.0”; e “Confecção de cartas topográficas como produtos de engenharia”. Além disso, serão realizados seis minicursos: Instrumentação em ambiência; Manejo de câmaras frias; Noções básicas de AutoCAD; Aplicações de Vant’s na Engenharia Agrícola; Operação e manutenção em projetos de irrigação; e Consultoria em Certificação de Campo e Packing e Pós-Colheita de Frutas. Será realizada, ainda, uma mesa redonda sobre as áreas de inserção do engenheiro agrícola.

Para o professor do Colegiado de Engenharia Agrícola e coordenador do NESATC da Univasf, Dian Lourençoni, o evento será importante para a divulgação do curso e do trabalho feito por profissionais da área no Vale do São Francisco. De acordo com ele, essa ação poderá estabelecer um senso comum sobre o que é a Engenharia Agrícola e quais as suas áreas de atuação, possibilitando, ainda, uma melhoria da visão de mercado da região para esse campo.