Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf conquista 1º lugar em premiação na Espanha

Notícias

Estudante do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf conquista 1º lugar em premiação na Espanha

publicado: 20/12/2016 11h38 última modificação: 26/12/2016 08h47
Brena Souza
Arquivo Pessoal

A estudante do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Janielle Souza Pereira conquistou, no mês de novembro, o 1ª lugar na categoria de "Mejor Trabajo Fin de Grado (TFG)", no concurso "I Premios Internacionales de Incendios Forestales 2016". A premiação foi organizada pela Fundação Pau Costa e a Junta de Castilla La-Macha, ambos na Espanha, com patrocínio da Red Eléctrica de España. 

O trabalho intitulado "Efeito da queima controlada sobre aspectos físicos, químicos e microbiológicos do solo" teve a atividade de campo realizada nos Montes de Zuera, localizados no Vale Médio do Ebro, região nordeste da Espanha, e consistiu em avaliar como aspectos físicos, químicos e microbiológicos de um solo, sob o efeito da queima controlada, podem servir como indicadores da qualidade destes. O experimento resultou no trabalho de conclusão de curso (TCC) de Janielle, apresentado em março deste ano. 

A premiação ocorreu durante as Jornadas Técnicas sobre Las Nuevas Tecnologías en la Gestión del Fenómeno de los Incendios Forestales , realizadas na cidade de Toledo, de 16 a 17 de novembro. Foram considerados no concurso os critérios avaliativos de originalidade, desenvolvimento do tema, integração de novas tecnologias, organização da informação e relevância social. 

O experimento da estudante foi realizado durante o período em que participou do programa Ciência sem Fronteiras, em 2014 e 2015, e contou com a orientação da professora da Univasf Vanessa Polon Donzeli e dos professores do campus de Huesca da Universidade de Zaragoza, David Badía e Clara Martí. Para Janielle, receber o prêmio foi uma honra e uma surpresa. “Não imaginava que ao concorrer com pessoas de todo o mundo, eu obteria o prêmio, mas me dediquei, tentei e o resultado chegou. Foi uma realização pessoal e profissional, que me motivou a seguir o caminho da pesquisa”, destacou.