Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da região receberão prêmio por desempenho na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015)

Notícias

Estudantes da região receberão prêmio por desempenho na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015)

publicado: 30/11/2016 11h00 última modificação: 01/12/2016 13h52
Lucas Sobreira

A cerimônia de premiação dos medalhistas de prata e bronze da 11ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015) será realizada nesta sexta-feira (2), às 14h, na Gerência Regional de Educação - Sertão do Médio São Francisco (GRE), em Petrolina (PE). Haverá também a entrega de menções honrosas aos participantes. A Obmep 2015 premiou 257 estudantes da Região PE02, composta por 25 municípios do sertão pernambucano. Entre os vencedores 27 são medalhistas, dos quais três de ouro, seis de prata e 18 de bronze. Nove estudantes premiados fazem parte do projeto de extensão “Descobrindo Talentos em Matemática”, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), dentre eles os três premiados com medalhas de ouro. 

O evento contará com a presença de diretores e gestores de escolas que realizaram a prova, da gestora da GRE, Anete Ferraz Freire; do coordenador da Região PE02 da Obmep e professor da Univasf, Severino Cirino; e de um representante da Reitoria da Univasf. A GRE fica localizada na Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, S/N, Areia Branca. 

Os estudantes premiados com medalha de ouro, Júlio Cezar Coelho, do 7º ano da Escola Municipal Engenheiro Alfredo de Amorim Coelho, e Gerson Vinicius Rodrigues, do 9º ano do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco (CPM-PE)/Anexo I, e os medalhistas de bronze Giovanna Francchine e Pedro Lucas Bezerra, ambos do CPM-PE, estiveram presentes à Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Conuni) da Univasf, realizada na segunda-feira (28), quando foram apresentados pelo professor Cirino aos conselheiros da instituição. 

A Cerimônia Nacional de Premiação dos medalhistas de ouro ocorreu no dia 7 de novembro no Rio de Janeiro (RJ). Além de Júlio Cezar Coelho e Gerson Vinicius Rodrigues, Wedson Gomes da Silva, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Joaquim André Cavalcanti, recebeu medalha de ouro. Todos os estudantes premiados com ouro são de Petrolina. 

Também foram premiados nesta edição da Olimpíada Seis escolas, seis professores da Região e a Secretaria de Educação do Município de Terra Nova. A lista completa com os vencedores está disponível no site da Obmep 2015. Os medalhistas de ouro e outros vencedores receberam bolsas de iniciação científica do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC), para realizar estudos durante o próximo ano. 

O professor Severino Cirino, que coordena o projeto “Descobrindo Talentos em Matemática”, ressalta que a Olimpíada é importante para despertar nos estudantes o prazer de estudar Matemática, matéria que é vista por muitos como “um bicho de sete cabeças”. “Muitos estudantes fazem parte do projeto e percebemos uma melhora, não só na Obmep, mas em todo o rendimento escolar e no comportamento”, afirma. 

Participaram da 11ª OBMEP aproximadamente 18 milhões de estudantes de todo o país. A Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 

Descobrindo Talentos em Matemática - O projeto, criado em março de 2012, visa incentivar o estudo de Matemática e preparar os estudantes para a Obmep, oferecendo aulas gratuitas para alunos de escolas públicas. As aulas são realizadas na Univasf, Campus Petrolina Sede, aos sábados, das 8h30 às 11h30, no bloco de salas de aula. As inscrições deverão recomeçar em março de 2017. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail do Núcleo de Pesquisas e Ensino de Matemática (Nupemat) : nupemat@gmail.com.