Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Univasf podem concorrer a bolsas do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional - Convênio Andifes/Santander

publicado: 29/11/2017 17h21 última modificação: 29/11/2017 17h21
João Pedro Ramalho

Os estudantes de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que tenham concluído pelo menos 20% da carga horária têm a chance de frequentar disciplinas em outros cursos e trocar experiências com pessoas de outras Instituições Federais de Ensino Superior. O caminho para conseguir esta oportunidade é através da inscrição no Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional – Convênio Andifes/Santander, que oferta quatro bolsas para discentes da Univasf. O prazo para se inscrever vai até o dia 14 de fevereiro de 2018.

Os discentes dos campi Sede e Ciências Agrárias, em Petrolina (PE), e Juazeiro (BA) devem realizar as inscrições presencialmente, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala da Diretoria de Programas Especiais de Graduação (DPEG) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). A DPEG está localizada na Reitoria da Univasf, no Campus Sede. Já os estudantes de Paulo Afonso, Senhor do Bonfim (BA) e Serra da Capivara (PI) precisam se dirigir ao Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) de seus respectivos campi para protocolar a inscrição, além de encaminhar uma cópia da documentação para o e-mail dpeg.proen@univasf.edu.br até o último dia do prazo. Os documentos necessários constam no Edital N° 18/2017.

Para estar apto a concorrer às bolsas, o estudante também precisa receber e entregar, até 23 de fevereiro, o aceite da instituição à qual se candidata, que deve ser uma entre as universidades, centros e institutos federais de ensino participantes do Programa de Mobilidade. A bolsa será ofertada no primeiro semestre letivo de 2018, entre março e julho do próximo ano. O valor máximo individual será de R$ 3 mil, divididos em cinco parcelas de R$ 600,00.

Além da integralização de 20% da carga horária dos cursos, com a exceção do Estágio Curricular e Atividades Complementares, os candidatos devem atender a outros requisitos. Alguns deles são: não ter sido beneficiado por bolsa do mesmo programa anteriormente; não acumular mais de duas reprovações nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade; estar inscrito ou ter indicação de que já solicitou a participação no Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Andifes para 2018.1 e estar apto a iniciar as atividades acadêmicas da mobilidade no primeiro semestre letivo do próximo ano.

A seleção será dividida em duas etapas. A primeira é a pré-qualificação, realizada pelos colegiados dos cursos, enquanto a segunda será a fase de classificação, coordenada pela DPEG. O resultado deverá ser divulgado a partir de 28 de fevereiro. Outras informações podem ser consultadas no Edital ou com a DPEG, através do e-mail dpeg.proen@univasf.edu.br ou do telefone (87) 2101-6748.

Cronograma:

Inscrições – até 14 de fevereiro de 2018

Etapa de pré-qualificação – 19 a 23 de fevereiro de 2018

Prazo limite para recebimento dos aceites emitidos pela IFES receptora – até as 17h de 23 de fevereiro de 2018

Etapa de classificação – 26 a 27 de fevereiro de 2018

Divulgação do resultado do Processo seletivo – a partir de 28 de fevereiro de 2018