Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Serra da Capivara apresentam 13 trabalhos científicos no IV Congresso Nacional de Educação (Conedu)

Notícias

Estudantes do Campus Serra da Capivara apresentam 13 trabalhos científicos no IV Congresso Nacional de Educação (Conedu)

publicado: 08/11/2019 11h26 última modificação: 08/11/2019 15h37
Beatriz Granja

Estudantes e professores dos cursos de Licenciatura em Química e de Licenciatura em Ciências da Natureza, do Campus Serra da Capivara da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), apresentaram 13 trabalhos científicos no IV Congresso Nacional de Educação (Conedu). O evento foi realizado em Fortaleza (CE), de 24 a 26 de outubro.  

Participaram do Conedu 23 estudantes dos dois cursos e os professores do colegiado de Química Thiago Pereira da Silva, Vanessa Nascimento dos Santos e Antônio Inácio Diniz Junior. Entre os temas de trabalhos apresentados pelos pesquisadores da Univasf estão: “A avaliação da aprendizagem no contexto escolar: a visão dos professores”, “A Escola Estadual de Tempo Integral no município de São Raimundo Nonato: organização e desafios” e “Os impasses da educação contemporânea: um olhar para uma escola de rede estadual em São Raimundo Nonato – Piauí”.

Além das apresentações orais, o professor e coordenador do Colegiado de Licenciatura em Química, Thiago Pereira da Silva, participou de uma mesa redonda que discutiu o tema “Professores de Ciências na Contemporaneidade: Reflexões sobre Formação e Prática de Ensino”. De acordo com ele, participar do Conedu é importante para a divulgação de pesquisas em Educação desenvolvidas no contexto do semiárido piauiense.

Para Silva, o evento contribui para a formação cientifica e pedagógica dos estudantes. “Nos primeiros anos de cursos os estudantes já têm o contato com a produção científica e lidar diretamente com o âmbito científico dá oportunidade, não só à construção de novos conhecimentos, mas colabora para a construção da identidade do futuro professor que ele se tornará”, comenta.

Em sua segunda participação no Conedu, o estudante do 5º período do curso de Química, Anderson Pereira, afirma que participar do evento é importante, pois é uma vitrine para expor resultados de pesquisas desenvolvidas No ambiente escolar. “O evento nacional como o Conedu é importante para mostrar os nossos resultados e isso é um grande desafio para nós estudantes”, conta ele.

O Congresso Nacional de Educação acontece desde 2014 e tem como objetivo difundir discussões acerca da educação no âmbito das políticas públicas com profissionais de diferentes áreas de atuação e promover, assim, a integração entre educação, culturas, sujeitos e práticas.