Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento na Univasf discutirá uso de Libras no próximo sábado (20)

Notícias

Evento na Univasf discutirá uso de Libras no próximo sábado (20)

publicado: 16/05/2017 11h29 última modificação: 16/05/2017 11h41
João Pedro Ramalho

 

O Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o 1º Fórum Libras em Foco, no próximo sábado (20), das 8h às 12h. As discussões marcam os 15 anos da aprovação da Lei Nº 10.436/2002, conhecida como Lei da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que reconheceu a língua como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. O Fórum é gratuito e destina-se à comunidade em geral, tanto pessoas surdas quanto ouvintes. Os interessados devem se inscrever no local do evento, que acontecerá no auditório da biblioteca do Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

A programação conta com palestras e um debate ao final do evento. A palestra de abertura será ministrada pela coordenadora do NPSI e professora do Colegiado de Psicologia da Univasf, Karla Daniele Maciel. O evento também terá como palestrantes a professora e especialista em Libras e presidente da Associação dos Surdos de Petrolina (ASP), Maria Helena Oliveira; a professora e especialista em Libras, Helayne Alves Moura; e o professor e intérprete de Libras do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Francisco Everaldo Oliveira.

O Fórum é organizado em parceria com a ASP e o IF Sertão-PE, e tem o objetivo de difundir o uso e o aprendizado de Libras na região do Vale do São Francisco. O evento busca, assim, promover uma maior interação entre a comunidade interna e externa e a comunidade surda.

De acordo com a servidora do NPSI Maria de Fátima Paixão, que integra a organização do evento, a atuação da Univasf na difusão de Libras tem ocorrido de forma ampla, através da contratação de intérpretes, da promoção de cursos de noções básicas da língua, entre outras ações. Além disso, a Universidade busca despertar nos estudantes o interesse pelo aprendizado da língua. “Os alunos devem sair daqui como profissionais capacitados para lidar com pessoas, independentemente de serem ouvintes ou surdas”, afirma Maria de Fátima. 

Esta notícia foi traduzida pela equipe do NPSI para Libras, com o objetivo de tornar a informação mais acessível às pessoas com deficiência auditiva.