Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Expofarma 2018 apresentou temáticas sobre atuação profissional da área de Farmácia, morfologia e saúde

publicado: 22/03/2018 17h09 última modificação: 22/03/2018 17h09
Jaislane Ribeiro
Exibir carrossel de imagens Mônica Santos Professora Gabriela Lemos, em palestra para estudantes na Expofarma: área de atuação do profissional de Farmácia.

Estudantes do 3º ano de escolas públicas da região assistiram, na manhã de hoje (22), à palestra “Áreas de atuação do farmacêutico” e puderam conhecer os vários campos de atuação do profissional de Farmácia. A atividade integra a programação da Expofama 2018 - Feira de Saúde do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizada durante todo o dia de hoje no auditório da biblioteca, Campus Sede, em Petrolina (PE).

A programação da Expofarma começou pela manhã com duas palestras. A primeira, sobre “Áreas de atuação do farmacêutico”, foi apresentada pela professora do Colegiado de Farmácia Gabriela Lemos de Azevedo. A segunda palestra foi ministrada pela professora Deuzilane Muniz, também do curso de Farmácia, que teve como título “Uso racional de medicamentos”. Durante a tarde, haverá exposição de estandes temáticos sobre o campo de atuação profissional da área, morfologia e saúde. O evento é aberto à comunidade em geral.

Em sua terceira edição, o evento é promovido por meio do projeto de extensão “Farmácia para a comunidade: Compartilhando o conhecimento através do festival Farmacodrama e a feira Exporfarma”, da disciplina de Morfologia do curso de Farmácia da Univasf, ofertado aos estudantes do 1ª e 2ª semestre, sob a coordenação do professor Bráz José do Nascimento Júnior.

O estudante Eduardo da Costa, da Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes, de Petrolina, gostou de participar das atividades. “É muito interessante, porque é um contato novo. Sair da escola e ir para uma Universidade é muito legal. Aqui eu pude tirar minhas dúvidas e conhecer mais sobre as áreas de atuação do farmacêutico”, disse.

O professor Bráz José destacou que a Expofarma é uma atividade que se estende além da sala de aula, na qual os estudantes podem interagir com a comunidade. “É uma forma de transmitir conhecimentos adquiridos na academia em prol da sociedade. Os estudantes do 1º e 2º semestre do curso vão abordar através dos estandes assuntos presentes na vida dos jovens como doenças transmissíveis, sistema nervoso, uso de drogas, uso racional de medicamentos, alimentação saudável, tabagismo. Realizar a Expofarma também é uma maneira de diminuir a evasão de alunos no início do curso”, observou.

Estandes – O hall de entrada da biblioteca ficou cheio de estandes com apresentação de trabalhos sobre temáticas diversas. Quem visitou a Expofarma durante a tarde pôde conhecer a relação entre a alimentação saudável e o trato digestório, o sistema músculo esquelético, uso racional de medicamentos e o impacto do tabagismo para o sistema respiratório, entre outras temáticas.

No estande sobre “Pele e seus anexos”, a estudante de Farmácia Evelin Rios e seus colegas apresentaram as camadas da pele. “Fizemos algumas maquetes ilustrando como seriam as camadas desse órgão, vamos fazer uma dinâmica e distribuir brindes no final”, contou. Na opinião da estudante, que está no 2º semestre do curso, essa prática é muito positiva, pois o caráter lúdico das atividades induz o aluno a pesquisar e, consequentemente, leva a um maior aprendizado.

registrado em: ,