Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição Lugar de Terra reúne obras em cerâmica criadas por estudantes de Artes Visuais da Univasf

publicado: 27/11/2018 11h55 última modificação: 27/11/2018 11h55
Gersica Brito

“Lugar de Terra” é o título da exposição que foi criada pelos alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Déba Viana, João Pedro Rodrigues, Luíz Marcelo Gomes Barboza, Maria Júlia Santos Castro e Yane Andrade, com curadoria e participação da professora do curso Sarah Hallelujah. A exposição é composta por peças em cerâmica e pode ser visitada, gratuitamente, na Galeria Ana das Carrancas no Serviço Social do Comércio (Sesc) de Petrolina (PE), até o dia 2 de fevereiro de 2019.

Estão expostas seis obras de diferentes dimensões, que partiram da investigação da técnica da cerâmica, inspirada por questões relativas ao território e ao espaço geográfico, simbólico, espiritual e econômico da região. “A ideia era pensar como esse lugar de terra, essa região afeta cada artista e o que cada artista teria para falar artisticamente e poeticamente sobre essa região”, diz Sarah sobre a inspiração para a criação da mostra.

Sarah ressalta a importância da exposição para a região, pois apresenta uma problematização de várias questões ligadas ao território. “Cada artista apresenta uma problemática e dialoga, provoca e suscita, por meio da cerâmica, esses problemas. É importante visitá-la para pensarmos criticamente sobre o território que habitamos”, comenta. Ela ainda destaca que a produção é um devolutivo da Universidade para a comunidade, um trabalho que vai além dos limites físicos da instituição.

Resultado de um trabalho que começou espontaneamente em 2017, a partir de atividades realizadas pelos alunos no laboratório de cerâmica da Univasf, no Campus Juazeiro (BA), “Lugar de Terra” está na sua 3ª edição. A primeira edição aconteceu na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador (BA), e a segunda no Sesc, em Caruaru (PE). Na avaliação da professora e curadora, ambas as experiências foram muito positivas e tiveram boa receptividade onde foram apresentadas.