Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Filosofia Lean é discutida na Univasf durante IX Seprone e VIII Sepvasf

Filosofia Lean é discutida na Univasf durante IX Seprone e VIII Sepvasf

publicado: 09/03/2018 16h25 última modificação: 09/03/2018 16h25
Mônica Santos
Exibir carrossel de imagens Juciane Aleixo A programação contou com oficinas, palestras, workshops e apresentação de trabalhos.

Mais de 350 pessoas de diversos estados do Nordeste e de diversas áreas de atuação profissional estão participando do IX Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste (Seprone) e do VIII Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco (Sepvasf). Os eventos, realizados simultaneamente na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), começaram na quarta-feira (7) e terminam hoje (9), tendo como tema “Filosofia Lean como Estratégia de Excelência Organizacional”.

Filosofia Lean é uma forma otimizar os processos de produção de diversas áreas, reduzindo os insumos e aumentando a produtividade, fazendo mais com menos e respeitando o meio ambiente. O Seprone não acontecia desde 2013 e voltou a ser realizado na região depois de 10 anos. Sua programação contou com minicursos, oficinas, palestras, videoconferências, workshops, apresentação de trabalhos e visitas técnicas. Além disso, foi realizado hoje (9) a edição mensal do projeto de extensão Tempos de Produção sobre o tema “A engenharia de produção na prática”, com profissionais das macro áreas de atuação.

O estudante de Engenharia de Produção e um dos organizadores do evento Pedro Vieira destacou, dentro da programação, a palestra de abertura, que discutiu a temática “Manufatura Lean no sistema de produção da Ford”, com Ricardo Oliveira, gerente de manufatura da Ford, e a Vídeo Conferência sobre Suply Chain Management, um conceito que consiste no processo logístico de determinado produto ou serviço, com o professor Henrique Correa. “Queremos, com o evento, trazer visibilidade para o curso e para a região, unindo a comunidade nordestina para discutir a filosofia Lean, partindo desse tema central para tratar dos diversos temas da engenharia de produção, abraçando, também, as outras áreas”, afirmou Vieira.

Monalise Évane estuda na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e, segundo ela, participar de eventos que tratam da filosofia Lean é muito importante para a formação profissional dos alunos. “Hoje em dia, quem não entende sobre o Lean acaba ficando de fora do mercado, pois é algo muito importante para o sistema produtivo. Trazer esse tema, de forma bem organizada e com uma programação diversa, só enriquece a nossa formação profissional”, disse.

Já Marcel de Góis Pinto é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ministrou a palestra “Concepção de Produtos Assistivos por meio da Filosofia Lean: harmonizando volume e variedade”.  Segundo ele, o evento é importante por oferecer e incentivar os estudantes a buscarem produções inovadoras. “O lean atua na larga produção e em diversos setores, como a projeção de equipamentos para melhorar a vida de pessoas com deficiência, por exemplo. Então, trazer para os participantes como uma bicicleta pode virar uma cadeira de rodas, ou como otimizar a produção de muletas ou andadores para facilitar o processo de manufatura é de grande relevância para sua formação”, comentou.

Francisco Alves, professor do Colegiado de Engenharia de Produção e integrante da organização do evento destaca a interdisciplinaridade da programação. “O intuito foi dar continuidade ao Seprone, trazendo profissionais de outros lugares, para oferecer aos estudantes da Univasf uma visão do que está acontecendo fora da Academia e uma percepção de mundo”, destacou.

Mulher - Para celebrar o Dia Internacional da Mulher foi realizado, ontem (8), um workshop sobre liderança feminina com palestras sobre o papel da mulher na área das ciências exatas, com a professora do Colegiado de Engenharia Mecânica, Edna Santigo, e a professora do Colegiado de Engenharia Elétrica, Raquel Aquino. De acordo com as docentes, a porcentagem de mulheres estudantes nas Engenharias é muito pequena e, além disso, sua participação em sala de aula ainda é tímida e muitas vezes negligenciada. Por isso, foi discutida a importância da união e do reconhecimento de mulheres dessa área.

Raquel afirmou que o objetivo do momento, ainda mais no dia internacional da mulher, é resgatar e fortalecer as mulheres em sua vida acadêmicas: “Existe uma segregação muito grande, que faz com que as mulheres estejam muito presentes na área de ciências humanas, sociais e de saúde, mas ainda não conseguiram firmar um espaço na área de exatas”, afirmou Raquel.

Segundo Edna, o intuito foi causar uma "provocação" sobre a divisão de gênero nas ciências exatas, por meio de um grupo de conversa com as alunas de engenharia. "Deixamos claro que elas não precisam ser diminuídas e que podem se sentir à vontade nesse meio”, ressaltou.