Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior acontecerá em junho na Univasf

Notícias

Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior acontecerá em junho na Univasf

publicado: 23/04/2019 12h20 última modificação: 24/04/2019 08h37
Mônica Santos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será sede, entre os dias 12 e 14 de junho, do 3º Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior (Fnaes). O evento reúne dirigentes, membros de comissões de processos seletivos, técnicos administrativos e professores de Instituições Públicas de Ensino Superior de todo país para discutir acerca das formas de acesso ao ensino. O evento terá como tema “A importância do acesso ao ensino superior” e vai acontecer no Complexo Multieventos, localizado no campus da Univasf em Juazeiro.

As inscrições vão até o dia 31 de maio e podem ser feitas através do site do evento. Em sua programação, haverá a conferência de abertura, que terá como tema: Uma Ponte Para um Mundo Melhor - A Importância do Acesso ao Ensino Superior. Além disso, acontecerão duas palestras, quatro mesas redondas e três seminários com temáticas como políticas públicas, processos seletivos, políticas de inclusão e pós-graduação.

Na programação consta também três Grupos Temáticos (GTs) sobre: “do Enem ao Sisu: Metodologias, avanços e sugestões”, “PCD’s: Legislação, seleção, matrículas e perspectivas” e “PPI: Legislação, seleção, matrículas e perspectivas”. Após a discussão e apresentação de cada GT, será elaborado um documento com resoluções, que será encaminhado para o Ministério da Educação (MEC).

O objetivo do evento é discutir sobre o acesso ao Ensino Superior, para que, a partir dos resultados possam ser traçadas diretrizes que melhorem o desempenho das instituições e gere, assim, dados estatísticos mais expressivos por meio de debates, experiências e estudos apresentados no evento. De acordo com Yariadner Brito, secretária de registro e controle acadêmico da Univasf e organizadora do evento, o Fnaes tem como intuito fomentar discussões que possam contribuir com a elaboração de diretrizes que permitam o fortalecimento de políticas públicas de acesso ao ensino superior.

“Com a realização do evento esperamos discutir os procedimentos e diretrizes aplicadas nas formas de acesso a Instituições de Ensino Superior, desde os processos seletivos de ingressos nos cursos de graduação e pós-graduação das instituições públicas, cotas sociais e raciais, cotas para pessoas com deficiência, evasão das universidades, políticas públicas de educação e inclusão, entre outros. Nesse sentido, o evento é de suma importância não somente para a Univasf e as IES parceiras, mas para toda a região”, afirma Yariadner.