Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão de frota mista está em processo de implantação na Univasf

Gestão de frota mista está em processo de implantação na Univasf

publicado: 04/04/2019 10h25 última modificação: 04/04/2019 11h27
Mônica Santos

Com o objetivo de buscar uma melhor administração e economicidade no que se refere à demanda por carros e ao gerenciamento de frotas, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está em processo de implantação de uma gestão de frota mista de transportes. O estudo para sua implantação está sendo feito pela Coordenação de Transportes (CTRANS) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi). A frota mista estará funcionando, a princípio, no Campus Salgueiro (PE) e no Campus Sede, localizado em Petrolina (PE), mas o objetivo é que alcance todos os Campi da Univasf, levando em conta as especificidades de cada um.

A gestão de frota mista consiste na terceirização de parte da frota de veículos da Universidade que, além, de seus veículos próprios passará a atuar também com veículos alugados. De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Cezar Silva, essas mudanças estão acontecendo porque o aluguel de veículos é um processo mais rápido e menos custoso, pois a manutenção é custeada pelo aluguel e não ficará mais a cargo da Univasf.

Além disso, para que a gestão de frota mista seja implantada está acontecendo um processo de reavaliação da frota da Univasf. A partir dessa reavaliação a Comissão de desfazimento, composta por membros da Propladi, irá identificar veículos com avaria para que eles venham a ser leiloados. Em paralelo, está acontecendo também algumas aquisições como a de dois micro-ônibus que ficarão a serviço nos campi Senhor do Bonfim (BA) e Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI).

De acordo com Silva, essas mudanças estão ocorrendo levando em consideração as peculiaridades e demandas de cada um dos Campi da Univasf. “Estamos fazendo um estudo complexo, pois a universidade está presente em três estados e cada cidade possui uma adequação jurídica. Dessa forma, pretendemos estabelecer a frota mista nos Campi até o final do ano. Em paralelo a isso, compramos os micro-ônibus para atender os Campi que realizam muitas atividades de campo e viagens que envolvem ensino, pesquisa e extensão. Nosso objetivo, com isso, é facilitar o acesso a veículos, pois há uma grande demanda, mas existe uma demora em consertá-los ou substitui-los e a gestão de frota mista tende a amenizar esse problema”, afirma.