Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Hemope e estudantes da Univasf realizam cadastro de doadores de medula óssea no Campus Ciências Agrárias

Ação acontecerá hoje e amanhã na sala do DCE, próximo ao RU

publicado: 17/10/2017 11h35 última modificação: 18/10/2017 17h18
João Pedro Ramalho

A medula óssea é um tecido localizado no interior dos ossos e que contém as células responsáveis pela produção de todo o sangue que circula no corpo humano. O transplante deste tecido é visto como um dos principais tratamentos indicados para cerca de 80 doenças, entre elas a leucemia e o linfoma. Estudantes e servidores do Campus Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), terão a oportunidade de se cadastrar como doadores de medula óssea, em uma ação que será realizada hoje (17), das 12h às 17h, e amanhã (18), das 8h às 17h, na sala do Diretório Central dos Estudantes (DCE), em frente ao Restaurante Universitário (RU). A atividade é organizada pela Fundação Hemocentro - Regional de Petrolina (Hemope), com a colaboração de estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Univasf.

Qualquer pessoa entre 18 e 60 anos pode se cadastrar como doador. Adolescentes a partir de 16 anos também podem, desde que estejam acompanhados pelos pais ou responsáveis. O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha com dados pessoais, na assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido e na coleta de uma amostra de cinco mililitros de sangue. Os interessados precisam portar documento original de identidade com foto (RG) para efetivar o cadastro.

A amostra de sangue coletada será encaminhada pelo Hemope ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que realizará testes de histocompatibilidade e armazenará as informações em um banco de dados. A pessoa cadastrada só será consultada para realizar a doação quando aparecer um paciente compatível com o sangue coletado. Para se tornar um doador, basta estar em bom estado geral de saúde. As únicas restrições são não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica, como câncer, do sangue ou do sistema imunológico.

De acordo com informações disponibilizadas pelo Redome, as chances de um paciente encontrar uma medula compatível é pequena, em média de uma a cada 100 mil pessoas. Por esta razão, quanto mais pessoas se tornarem doadoras, maiores são as possibilidades de sucesso na realização dos transplantes. Ainda segundo o Redome, a medula é retirada do interior dos ossos da bacia através de punções, em um procedimento que dura cerca de 90 minutos. A recuperação é rápida: em uma semana, o doador já pode retornar às suas atividades habituais.

Ação no CCA – A ideia de levar a ação ao CCA surgiu após uma visita técnica ao Hemope, realizada na disciplina de Hematologia e coordenada pelo professor do Colegiado de Ciências Biológicas da Univasf Diego César Nunes da Silva. A disciplina é cursada por estudantes do sétimo período de Ciências Biológicas e por alguns discentes de Medicina Veterinária, que frequentam a matéria como parte da grade eletiva.

O professor Silva conta que a iniciativa partiu dos próprios estudantes. Para ele, a disposição em promover e protagonizar a ação é um indicativo dos futuros profissionais que os discentes serão. “Fico orgulhoso e satisfeito que aqueles princípios que a gente busca ensinar estão sendo aprendidos, tanto o conhecimento técnico e como executá-lo, quanto o lado humano e o ganho social dessa atividade”, afirma.

registrado em: ,