Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Vale do São Francisco acontece na Univasf em comemoração aos 10 anos do curso de Farmácia

publicado: 11/12/2019 09h25 última modificação: 11/12/2019 09h25
Layla Shasta

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza a partir de hoje (11) o “I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Vale do São Francisco (Farmvasf)”. Organizado pelo Colegiado de Farmácia (CFARM) e pelos discentes, o evento marca os 10 anos do curso e tem o objetivo de promover interação e compartilhamento de conhecimentos entre professores, estudantes e profissionais da área. O Farmvasf acontece até o dia 13 de dezembro, no Complexo Multieventos da Univasf, no Campus Juazeiro (BA). Para proporcionar uma integração completa, o evento terá acessibilidade com tradução para libras em todas as atividades.

O congresso une ações realizadas anualmente pelo curso em um só evento. Assim, concomitantemente ao Farmvasf acontecerá a VIII Semana Farmacêutica (VIII SEFAR), o II Encontro de Ligas Acadêmicas do Norte-Nordeste e a III Expofarma. Participam do evento professores e profissionais da Univasf e de 13 estados do país, que irão ministrar as atividades da programação, discutindo diversos aspectos relacionados às Ciências Farmacêuticas.

Seis minicursos, que acontecem das 8h às 12h, dão início às atividades e a mesa de abertura acontecerá a partir das 17h, no auditório principal do Complexo Multieventos. Os interessados em conferir o primeiro dia do Farmvasf podem também participar das palestras “Formação por competências como preparação para o mercado de trabalho” e “Estrategias de ensino para atuação do farmacêutico no SUS” e da conferência “Farmacêutico sete estrelas: o profissional que a sociedade necessita”.

A programação completa do Farmvasf conta com mesas redondas, palestras, oficina sobre parâmetros bioquímicos na prática da farmácia clínica e exposições científicas e culturais. Durante os três dias de atividades serão discutidas temáticas como: a importância dos parâmetros bioquímicos na prática da farmácia clínica, educação e empreendedorismo farmacêutico, serviços de saúde na farmácia comunitária, oportunidades do mercado, entre outras.

Uma das atividades que o professor e coordenador do CFARM, Daniel Tenório, destaca na programação é a mesa redonda “Profissional farmacêutico que é pessoa com deficiência: realidade e perspectiva”, ministrada pelo professor e farmacêutico-bioquímico Tarcísio Palhano, considerado pioneiro na área de Farmácia Clínica no Brasil. A palestra proporcionará um momento de diálogo sobre a temática com profissionais da área de Farmácia que possuem deficiência física.

Tenório afirma que o I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Vale do São Francisco é inovador em termos de programação, especialmente por ser um evento que terá acessibilidade em todas as ações. Ele ressalta que a realização dessa atividade é um marco, pois representa a primeira década de atividades do curso de Farmácia da Univasf. Segundo ele, em comemoração a este aniversário, o Farmvasf surgiu para ser um presente para a graduação e a comunidade.

registrado em: , ,