Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Congresso de Fotografia do Vale do São Francisco terá início nesta quinta-feira (15) no Campus Juazeiro

Notícias

I Congresso de Fotografia do Vale do São Francisco terá início nesta quinta-feira (15) no Campus Juazeiro

publicado: 13/09/2016 11h22 última modificação: 14/09/2016 09h20
Lucas Sobreira

O I Congresso de Fotografia do Vale do São Francisco será realizado de quinta-feira (15) a sábado (17) no Ateliê de Artes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). O evento contará com uma programação diversificada que inclui palestras, workshops, mesas redondas e exposição. O congresso é destinado aos interessados em estudar mais profundamente a produção fotográfica na região. 

Cerca de 360 pessoas já estão inscritas, mas ainda é possível participar do evento como ouvinte. A inscrição deve ser efetuada presencialmente no dia da abertura. Os participantes do congresso terão direito a certificado. 

A abertura do congresso será realizada às 18h30 da quinta-feira com a conferência “Comunicação e Etnografia”, a ser ministrada pelo professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) José Eduardo Achutti. Após a conferência, haverá uma mesa redonda sobre a fotografia de Euvaldo Macedo, com a participação dos professores Elson Rabelo, da Univasf, e Odomaria Bandeira, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). 

Na sexta-feira (16), serão iniciados os workshops “Ensaios Fotográficos com Pessoas”, “Bastidores da Fotografia de Família”, “Câmera Escura e Outras Experiências”, “Fotografia e poéticas contemporâneas” e a oficina de retratos “Desconstruindo Olhares para Construir Imagens”. Para essas formações as inscrições já estão encerradas. 

De acordo com o professor Colegiado de Artes Visuais e um dos organizadores do evento, Euriclésio Sodré, o congresso será um momento em que estudantes e professores de diversas universidades poderão interagir sobre o papel da fotografia na atualidade. “Haverá um importante dialogo entre as universidades e o mercado de trabalho de fotografia. E também irá possibilitar uma interação entre os diversos cursos ofertados na região que têm a fotografia em seu currículo”, observa. 

As atividades do evento incluem ainda a realização das palestras “A obra de Nan Goldin sob uma perspectiva Apotropaica” e “Fotografia e Poesia”, e a mesa redonda “A Fotografia de Eventos Esportivos”. A programação completa está disponível no sitedo congresso.