Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Encontro de Fenomenologias do Vale do São Francisco (Fenovale) acontecerá na Univasf e está com inscrições abertas

publicado: 07/01/2019 08h51 última modificação: 07/01/2019 08h51
Mônica Santos
O evento vai acontecer no período de 30 de maio a 1º de junho.

Estão abertas as inscrições para o I Encontro de Fenomenologias do Vale do São Francisco (Fenovale), que vai acontecer no Auditório da Biblioteca Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no período de 30 de maio a 1º de junho. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos em Pesquisa em Fenomenologia (NEPFEE), pelo Laboratório de Estudos Transdisciplinares (Letrans) e pelo Núcleo de Estudos em Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (NUPIE), da Univasf.

As inscrições são feitas através do Sistema de Gestão de Eventos e o primeiro lote custa de R$70,00 a R$150,00, a depender do grau de formação do participante. Após realizar o pagamento da inscrição, o comprovante deverá ser enviado para o e-mail fenovaleinscricoes@gmail.com, dentro do prazo de 48 horas. Já a submissão de trabalhos deve ser feita  seguindo as normas estabelecidas no site. As apresentações serão orais e os trabalhos submetidos deverão estar em formato de relato de pesquisa ou relato de experiência e se enquadrar em algum dos cinco eixos temáticos, que são: Fenomenologia e produção de conhecimento; Corpo, corporeidade e movimento; Clínica Fenomenológica; Fenomenologia em contextos sociais e Fenomenologia e Educação. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail cientifica.encontrofenosdovale@gmail.com até o dia 20 de março.

O evento terá como tema central: “Dimensões ampliadas da psicologia fenomenológica: Fazer crítico e social da prática e da pesquisa”. Em sua programação, acontecerá o II Ciclo de debates sobre pesquisa em fenomenologia, além de dialog(ações), nome dado às sessões de apresentação de trabalhos; lançamento de livros; mesas redondas e ateliês reflexivos sobre diversos temas como suicídio, plantão psicológico, gênero, corpo e sociedade, psicologia infantil, psicologia para atuação em instituições públicas, entre outros.

De acordo com Erika Epiphanio, professora do Colegiado de Psicologia e organizadora do evento, a fenomenologia é uma abordagem da psicologia que trata os aspectos humanos através da subjetividade e das perspectivas e experiências arraigadas e intrínsecas a cada pessoa. Dessa forma, de acordo com a professora, o Fenovale pretende proporcionar uma perspectiva crítica do conhecimento e uma visão ampliada da psicologia para uma prática comprometida com questões éticas e sociais.

“O evento é importante para nossa região, uma vez que teremos profissionais de diversas regiões do país debatendo sob o olhar das diversas teorias fenomenológicas. Será um encontro marcado pela interdisciplinaridade, por isso, teremos, além dos pesquisadores convidados, professores dos Colegiados de Psicologia, Educação física e Ciências Sociais da Univasf envolvidos com o Fenovale”, afirma a professora.