Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Encontro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Univasf debaterá violência doméstica em dezembro

publicado: 27/11/2017 16h19 última modificação: 28/11/2017 08h36
João Pedro Ramalho
O Encontro terá início com o “Ciclo de Debates sobre Violência à Mulher”, no dia 11, das 14h às 18h.

Reflexões sobre a violência à mulher e a produção científica marcarão o I Encontro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, no Campus Sede da Univasf, localizado em Petrolina (PE). Estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e professores de diversas áreas, bem como toda a comunidade podem participar do Encontro, que ainda disponibiliza aproximadamente 50 vagas para inscrições.

Para se inscrever, é preciso preencher um formulário online. Os valores são de R$ 14,00 para graduandos, R$ 30,00 para estudantes de pós-graduação e profissionais e R$ 50,00 para professores. Após a inscrição, os interessados têm até 48 horas para realizar o pagamento e, em seguida, enviar o comprovante de pagamento e da categoria de inscrição para a organização. As instruções para o pagamento e o envio constam no site do NESCO.

O Encontro terá início com o “Ciclo de Debates sobre Violência à Mulher”, no dia 11, das 14h às 18h, que acontecerá no Auditório da Biblioteca. Este espaço contará com a presença de Nadirlene Pereira Gomes, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Milca Ramaiane da Silva Carvalho, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Ariane Andrade, da Uninassau.

De acordo com a professora do Colegiado de Enfermagem Margaret Olinda Lira, uma das líderes do NESCO, as discussões desse primeiro dia devem fundamentar os participantes sobre a importância de pesquisar sobre a violência à mulher. “Todas as pessoas precisam se apropriar mais, se sensibilizar e juntar esforços para, se não banir, possibilitar mais conhecimento sobre a violência doméstica, para que ela deixe de ser um fenômeno velado”, afirma a professora.

Já no segundo dia, os participantes poderão assistir a minicursos, para os quais ainda restam cerca de 10 vagas. Os temas são “Escrita científica”, das 8h às 12h, e “Análise de dados qualitativos através do software NVIVO®", que será realizado das 14h às 18h. Segundo Margaret, esse momento é importante para aqueles que têm interesse na produção científica. “Por mais que a gente converse sobre isso, sempre existem dúvidas. Uma orientação é sempre bem-vinda”, comenta a líder do NESCO.

Margaret Olinda Lira também conta que o Encontro tem o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Univasf. O NESCO surgiu há aproximadamente cinco anos e tem intensificado suas produções nos últimos três anos, por meio de artigos e projetos de pesquisa. Ele é formado por pesquisadores dos dois cursos de Medicina e do curso de Enfermagem da Univasf e também da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), bem como por estudantes de graduação e pós-graduação.