Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Jornada do Nupie acontecerá nesta quinta-feira (19)

I Jornada do Nupie acontecerá nesta quinta-feira (19)

publicado: 16/09/2019 13h50 última modificação: 16/09/2019 13h50
Beatriz Granja

Com o tema “Contextualizando a primeira infância: da família à escola”, será realizada nesta quinta-feira (19) a I Jornada do Nupie, uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (Nupie) e o Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento tem como objetivo estimular familiares e educadores a estabelecer uma relação de confiança com as crianças e reconhecê-las como um sujeito de direito. A jornada acontecerá no auditório da biblioteca, do Campus Sede, em Petrolina (PE). As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas.

Estão disponíveis 150 vagas e as inscrições são feitas através do preenchimento do formulário online. A I Jornada do Nupie terá início às 16h com a mesa redonda “Educação Infantil e suas Diversidades”, que irá abordar como os profissionais da educação devem agir perante as diferenças de seus estudantes. Em seguida, às 18h30, acontecerá a mesa redonda “Práticas Parentais e Ludicidades”, que vai debater sobre a importância dos familiares manterem uma relação de confiança e de atenção com as crianças.

Entre os profissionais convidados para participar das mesas redondas estão a professora da Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá) Corina Borri-Anadon; o coordenador do Nupie, Marcelo Ribeiro; a professora do Colegiado de Psicologia da Univasf Maria Theodora Mendes; a psicóloga do Centro de Estudos Práticas em Psicologia (Ceppsi) Melina Pereira; e a psicóloga e mestranda em Psicologia na Univasf Emily Silva.

Para Marcelo Ribeiro, o evento é uma oportunidade para que os profissionais e familiares valorizem mais os desejos vindos das crianças. Ele frisa que pais e cuidadores devem estabelecer uma relação com a criança e percebê-la como um sujeito de direito. “É preciso dar mais valor à infância, pois as crianças têm uma maneira singular de ver o mundo”, finaliza Ribeiro.

registrado em: , ,