Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário de Tradutores e Educadores de Libras do Piemonte Norte do Itapicuru começa amanhã (27) no Campus Senhor do Bonfim

Notícias

I Seminário de Tradutores e Educadores de Libras do Piemonte Norte do Itapicuru começa amanhã (27) no Campus Senhor do Bonfim

publicado: 26/01/2017 16h14 última modificação: 26/01/2017 16h14
Lucas Sobreira

O I Seminário de Tradutores e Educadores de Libras do Piemonte Norte do Itapicuru será realizado amanhã (27) e sábado (28), no Campus Senhor do Bonfim (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Participarão do evento educadores e tradutores de Libras e membros da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Os participantes irão refletir sobre a educação de surdos e a formação de tradutores e intérpretes de Libras. 

A abertura do Seminário será realizada amanhã, às 9h, com uma mesa composta pelos palestrantes Isaac Figueredo de Freitas, Wilson Carlos Mendes Muricy e Michele Pereira Gomes Batista; pela Tradutora e Intérprete, Roberta Cantuária Borges; e pelo professor Manoel Messias Alves de Sousa, representando o Colegiado de Ciências da Natureza. No mesmo dia, a partir das 14h, acontecerá a Mostra do Curso de Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa (Formatislp), aberta ao público. 

No sábado (27), serão ministradas três oficinas temáticas: Libras para Iniciantes, Tradução de Música para Libras e Escrita de Sinais - Sign Writing. As vagas das oficinas já foram preenchidas. Os participantes do seminário e das oficinas serão certificados pela participação nas respectivas atividades. 

O evento tem como objetivo discutir temas relacionados à educação de surdos no Território do Piemonte Norte do Itapicuru, que abrange as cidades de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Antônio Gonçalves e Andorinha, na Bahia. Entre os principais temas que serão discutidos estão educação bilíngue para surdos, inclusão da Libras como disciplina na rede básica de ensino, abordagem de ensino de matemática para surdos com o uso de games, entre outros. 

Segundo o professor do Colegiado de Ciências da Natureza da Univasf e organizador do evento, Isaac Figueredo de Freitas, o evento será acessível à comunidade surda local com a presença de tradutores e intérpretes de Libras. Isso permitirá que os surdos inscritos possam, de fato, participar do evento. “Além disso, os temas das palestras que serão apresentadas interessam diretamente à região, pois são de pesquisas realizadas nesse espaço geográfico com contribuições riquíssimas para essas localidades”, observa Figueredo. 

O Seminário é uma atividade de encerramento do Curso de Extensão em Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa em Nível Médio (Formatilsp), que foi ofertado pela Univasf por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Colegiado de Ciências da Natureza. O curso teve início em outubro de 2015 será concluído este mês, com 14 alunos formados como Tradutores e Intérpretes Libras/Língua Portuguesa em nível médio.