Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário de Vigilância em Saúde da Rede PEBA acontecerá na Univasf

I Seminário de Vigilância em Saúde da Rede PEBA acontecerá na Univasf

publicado: 11/05/2018 17h03 última modificação: 11/05/2018 17h03
Jaislane Ribeiro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Colegiado de Enfermagem, juntamente com outras instituições realizarão o I Seminário de Vigilância em Saúde da rede PEBA e o II Fórum de Vigilância em Saúde do Sertão do São Francisco.  O evento acontecerá de 22 a 23 de maio, no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro (BA). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 15 de maio.

O público alvo do seminário são estudantes, professores das diversas instituições de ensino da região e profissionais de saúde de 53 municípios que fazem parte da rede de atendimento hospitalar de Integração de saúde da região do médio São Francisco de Pernambuco e Bahia – Rede PEBA. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio de formulário online.

Com a temática central “Fortalecimento da Vigilância em Saúde: em Defesa da Universalidade e Integralidade no SUS”, o evento tem como objetivo discutir estratégias de vigilância à saúde na perspectiva da consolidação das ações de vigilância epidemiológica.  O seminário também visa debater a situação das doenças emergentes e reermergentes no Brasil e na região do vale do São Francisco e promover a qualificação de profissionais de saúde nas atividades prioritárias de vigilância epidemiológica.

A programação é composta por palestras, painéis e oficinas, que irão abordar diferentes temáticas sobre vigilância e saúde, a exemplo de: Vigilância do óbito, Hanseníase e Tuberculose, Atualização em Imunização, Arboviroses, Sífilis congênita, Doenças negligenciadas (Leishmaniose, doença de Chagas e esquistossomose), Cenário atual das doenças emergentes e reemergentes, entre outros.

De acordo com a professora de Enfermagem da Univasf, Ângela de Oliveira Carneiro, realizar o seminário é um papel da Univasf como instituição de ensino. “A Univasf vem proporcionando pesquisas na região e ultimamente percebemos que estão surgindo índices consideráveis de doenças epidemiológicas no Vale do São Francisco. A Univasf e outras instituições estarão realizando pesquisas e estudos para controlar essas doenças. Por essa razão, é de extrema importância promover o seminário e socializar esse cenário atual”, ressalta.

O evento é realizado em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Núcleo Regional de Saúde Bahia (NRS-Norte), a Secretaria Estadual de Saúde Pernambuco (SES-PE), a Gerência Regional de Saúde Pernambuco (VIII Geres), a Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA) e a Prefeitura Municipal de Petrolina (PE). O seminário também conta com apoio do Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB) da Univasf, além dos Colegiados de Farmácia e Medicina Veterinária.