Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades reuniu estudantes e pesquisadores

Notícias

I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades reuniu estudantes e pesquisadores

publicado: 27/09/2016 15h50 última modificação: 28/09/2016 08h23
Karen Lima
Juciane Aleixo

Estudantes, professores, pesquisadores e representantes de instituições ligadas à educação e à medicina veterinária, estiveram reunidos no I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades. O evento foi realizado durante todo o dia de ontem (26), no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro (BA). Na mesa de abertura, estiveram presentes o reitor da Univasf Julianeli Tolentino de Lima e o vice-reitor Telio Nobre Leite.

Também participaram da abertura, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE), Erivânia Camelo de Almeida, os professores do Colegiado de Medicina Veterinária da Univasf, João Alves, Mateus Matiuzzi, Ana Amélia Gomes e Alexandre Redson Soares, que é organizador do evento. Além dos palestrantes convidados, a médica veterinária da prefeitura do município de Diadema (SP), Milena Camara, e o professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alexander Welker Biondo. 

Para o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, discutir esse tema é imprescindível, especialmente neste momento em que se acentua a presença de animais nas universidades. “O seminário abordou temas essenciais para que possamos implantar ações na Univasf, a partir das ideias propostas debatidas, para minimizar esse transtorno, e levando em consideração os aspectos éticos e legais, também relacionados ao bem-estar dos animais”, ressaltou. 

O professor João Alves deu início às discussões, durante a palestra “Animais abandonados em campi Universitários: a nossa realidade” e o professor Mateus Matituzzi abordou as principais doenças infecciosas que cães e gatos abandonados podem trazer para o ser humano. Logo depois, a professora Ana Amélia Gomes apresentou as doenças parasitárias. Durante a tarde, foram discutidos os aspectos legais relacionados ao abandono dos animais e o controle em campi universitários. Ao final, foi realizada uma mesa-redonda com o professor da UFPR Alexander Welker Biondo. 

A estudante do 4º período do curso de Medicina Veterinária da Univasf, Kaline Batista, participou do simpósio, pois acredita na importância de discutir este tema. “É essencial para encontrar uma resolução para o problema, porque não é bom para os animais nem para a gente, já que ficamos expostos a várias doenças”, disse. 

Para a presidente do CRMV-PE, Erivânia Camelo de Almeida, esse evento é histórico, levando em consideração o tema da discussão e a quantidade de professores, alunos e pesquisadores experientes envolvidos. “O evento foi essencial para levar para a população a importância da guarda consciente, a questão legal e o que se deve ser feito”, destacou. 

A ideia é que agora seja criada uma comissão permanente para executar as ações propostas, durante o evento, nos campi da Univasf. De acordo com o organizador do simpósio, o professor Alexandre Redson Soares, o objetivo é que em cinco anos, a partir das ações educativas que devem ser promovidas, o número de animais abandonados na Univasf seja minimizado efetivamente.