Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades será realizado em 26 de setembro na Univasf

Notícias

I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades será realizado em 26 de setembro na Univasf

publicado: 15/09/2016 10h30 última modificação: 15/09/2016 13h51
Lucas Sobreira

Reunir a comunidade para discutir assuntos relacionados à presença de animais abandonados nas Instituições de Ensino Superior (IES) da região é o intuito do I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades, que será promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no próximo dia 26 de setembro. O evento será realizado no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro (BA), das 8h às 18h. As inscrições gratuitas são abertas a todos os interessados na temática e podem ser feitas pelo site do simpósio. 

A iniciativa também visa conscientizar a comunidade acadêmica sobre as implicações da presença de animais abandonados na área da Universidade e elaborar um projeto piloto com propostas para solucionar o problema. A presença de animais, especialmente cães e gatos, nos campi universitários é uma realidade enfrentada por diversas instituições de ensino. O impacto dessa convivência entre os animais e a comunidade acadêmica será discutido durante o evento, que terá a presença de representantes de IES da região e de autoridades locais. 

De acordo com o professor do Colegiado de Medicina Veterinária e coordenador do evento, Alexandre Redson Soares, o simpósio debaterá sobre diversos assuntos relacionados à situação dos animais abandonados e como proceder para que eles possam sair dos campi universitários com segurança, sendo tratados com dignidade. Serão discutidas questões sobre abandono e maus tratos de animais e seus aspectos legais; implicações zoonóticas relacionadas ao abandono de animais, como doenças infecciosas e parasitárias; e a conduta em relação ao controle de animais abandonados nos campi universitários. “Também discutiremos o que fazer frente a essa situação, para que possamos construir os futuros encaminhamentos para o tema de forma conjunta entre os membros da comunidade acadêmica”, enfatiza. 

Na programação, haverá palestras apresentadas pela médica veterinária da prefeitura do município de Diadema (SP) Milena Camara e pelo professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Alexander Welker Biondo. Os professores do Colegiado de Medicina Veterinária e Zootecnica da Univasf Ana Amélia Domingues Gomes, João Alves do Nascimento e Mateus Matiuzzi da Costa também irão ministrar palestras no evento. 

O I Simpósio Acadêmico sobre Animais Abandonados nas Universidades foi organizado por uma comissão composta por servidores e alunos da Univasf. A ideia é que a partir do simpósio seja criada uma comissão permanente para executar nos campi da Univasf as ações propostas durante o evento.