Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (Sivasf) acontece na Univasf com programação diversificada

Notícias

I Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (Sivasf) acontece na Univasf com programação diversificada

publicado: 18/11/2016 17h14 última modificação: 22/11/2016 08h06
Karen Lima
Juciane Aleixo

Estudantes, profissionais e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento estão reunidos no I Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (Sivasf), que acontece até amanhã (19) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A abertura oficial do evento foi realizada na noite de ontem (17), com a presença do reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, e palestra da professora Adelaide Faljoni-Alario, da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Capes, que falou sobre “Interdisciplinaridade e as Ciências”. 

O I Sivasf conta com uma programação diversificada, com mesas-redondas, palestras e debates e é realizado no auditório da biblioteca, Campus Centro, em Petrolina (PE). O evento é promovido por estudantes do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB) da Univasf com a colaboração dos docentes do programa. 

No início da manhã de hoje (18), foi realizada a mesa-redonda “Terapias Alternativas para o Tratamento de Doenças”. Logo em seguida, foi ministrada a palestra sobre o tema “Fitoterápica como alternativa medicamentosa” pelo professor do Colegiado de Ciências Farmacêuticas e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Jackson Roberto Guedes. Durante sua palestra, ele apresentou a definição dos medicamentos fitoterápicos, abordando suas características, os profissionais que podem prescrever esses medicamentos e alguns erros comuns de prescrição. 

De acordo com Guedes, a fitoterapia é uma área que envolve vários profissionais. “É muito importante debater este tema, já que é uma área interdisciplinar, e discutir o papel de cada profissional que pode atuar na área”, disse. “Foi uma ótima iniciativa dos discentes do PPGCSB de fazer esse evento para discutir temas relacionados a diversos profissionais, não só na área de saúde, mas também do próprio programa de pós-graduação, que tem uma característica interdisciplinar”, completou Guedes. 

Para a fisioterapeuta Juliana Pereira, que também é discente do PPGCSB, é importante a participação em eventos deste tipo. “Está sendo enriquecedora a experiência para minha formação enquanto profissional que busca uma visão interdisciplinar, pois estou tendo contato não só com profissionais na área da saúde como de outras áreas”, afirmou. 

A egressa do curso de Ciências Biológicas da Univasf, Illaira Bandeira, que está participando do evento, também acredita na relevância das discussões realizadas no simpósio. “Tenho formação voltada à saúde pública com o controle do vetor Aedes aegypti, e tenho interesse na palestra sobre o tema, mas também estou participando de outras atividades, pois acho importante conhecer assuntos que fazem referência à interdisciplinaridade”, destacou. 

Estudantes de graduação também estão participando do simpósio, como é o caso do estudante do curso de Educação Física da Univasf Etevaldo Dantas. Para ele, a atividade interdisciplinar é importante para sua atuação como profissional. “Estou gostando muito do evento e acredito que quanto mais abrangente a informação, melhor o resultado na qualidade de vida do nosso público-alvo, enquanto profissionais da área de Educação Física”, disse. 

Até o encerramento do evento, serão realizadas mesas-redondas, diversas palestras, debates e apresentações de trabalhos. A programação completa está disponível no site do I Sivasf.