Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Simpósio Multidisciplinar em Saúde do Vale do São Francisco será realizado a partir de amanhã (7) na Univasf

O evento discute segurança do paciente e está com inscrições abertas até hoje (6)

publicado: 06/07/2017 11h50 última modificação: 06/07/2017 11h50
João Pedro Ramalho

Os estudantes do 8º período do curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irão promover o I Simpósio Multidisciplinar em Saúde do Vale do São Francisco (ISMS do Vale), a partir de amanhã (7). O tema dessa primeira edição é “Realidades e desafios para garantia da segurança do paciente”, que será debatido em diferentes atividades, realizadas no Campus Sede, em Petrolina (PE), e no Campus Juazeiro (BA), até domingo (9).

Os interessados em participar ainda podem se inscrever até hoje (6), através de formulário online, ou presencialmente, no Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM), localizado no Prédio dos Laboratórios do Campus Sede. Os valores atuais das taxas são R$ 55,00 para estudantes e R$ 85,00 para profissionais. Segundo o professor do Colegiado de Farmácia e coordenador docente do ISMS, Daniel Tenório, o número de inscritos até agora já ultrapassou o total de 200 pessoas.

A abertura do Simpósio acontecerá a partir das 18h30 de amanhã, no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro. O farmacêutico e presidente do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil), Mario Borges Rosa, irá ministrar uma conferência sobre a temática principal do evento. Em seguida, uma mesa-redonda discutirá “O trabalho em equipe para segurança do paciente”. A programação continua na manhã e tarde do sábado, com a realização de 18 minicursos e seis oficinas, no Campus Sede.

O ISMS terá seu último dia de atividades no domingo (9), também no Campus Sede, quando ocorrerão as sessões de apresentação de trabalhos científicos. Os três melhores serão premiados na cerimônia de encerramento, que acontecerá a partir das 11h. A escolha dos trabalhos premiados seguirá os seguintes critérios: relevância do tema, originalidade, adequação às normas e apresentação oral.

De acordo com Daniel Tenório, o ISMS nasceu do desejo dos estudantes por conhecimentos complementares à formação acadêmica, o que motivou a escolha da multidisciplinaridade e da presença de profissionais de diversas áreas. “A expectativa é que o Simpósio possa contribuir para a formação dos estudantes e para a atualização dos profissionais que irão participar do evento”, afirma Tenório.