Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD) prorroga até dia 17 prazo para submissão de trabalhos

publicado: 14/11/2019 11h26 última modificação: 14/11/2019 11h35
Beatriz Granja

As inscrições para submissão de trabalhos para a segunda edição do Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram prorrogadas e podem ser feitas até o próximo domingo (17). O evento acontecerá no período de 4 a 7 de dezembro, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA). Ouvintes podem se inscrever até o dia do evento. Assim como na primeira edição, realizada em 2017, o CIIERD reunirá estudantes, pesquisadores, agricultores e profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento para compartilhar experiências e debater sobre questões relacionadas ao desenvolvimento e à extensão rural.

Realizado pelo Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e pelo Mestrado em Extensão Rural da Univasf, o II CIIERD terá como tema “Territorialidades, Mudanças Climáticas, Agroecossistemas e Premissas para o Desenvolvimento Sustentável”. O congresso visa realizar discussões técnicas, científicas e culturais que colaborem para a solução de problemas relacionados à extensão rural e o desenvolvimento.

As inscrições são feitas através de formulário eletrônico. Podem submeter trabalhos científicos, relatos de experiências técnica e de experiência popular. Os interessados podem submeter até dois trabalhos, podendo o primeiro autor participar de outros trabalhos como coautor. Há 24 áreas temáticas nas quais os trabalhos deverão se encaixar, conforme estabelecem as Normas para Submissão. Os autores devem indicar no ato da submissão a área temática onde deseja que seu trabalho seja avaliado.

Também acontecerão simultaneamente ao II CIIERD a III Reunião da Rede Franco-Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste; o IV Encontro Nacional da Agricultura Familiar, a III Feira de Empreendedorismo de Mulheres, a I Jornada de Agroecologia do Sertão do São Francisco e o I Seminário Interterritorial de Caprinovinocultura da Bahia.

Esta edição conta com a parceria da agência francesa de desenvolvimento rural, Cirad, que através da III Reunião da Rede Franco-Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste, irá promover o intercâmbio de professores e pesquisadores franceses para discutir políticas públicas e soluções para o desenvolvimento do semiárido. Outra parceria é com governo da Bahia, que idealizou o I Seminário Interterritorial de Caprinovinocultura da Bahia, promovido com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia. A realização do II CIIERD conta também com a parceria de diversas outras instituições, como o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), entre outras instituições.