Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inclusão social e patentes serão discutidas no IV Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco

publicado: 01/11/2017 15h13 última modificação: 01/11/2017 15h13
Mônica Santos

Com o objetivo de fortalecer a inovação e o empreendedorismo da região por meio da aproximação entre o setor produtivo, governo e instituições científicas e tecnológicas (ICTs), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá, de 9 a 11 de novembro, o IV Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco. O evento acontecerá no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro da Univasf.

As inscrições são realizadas pelo site do evento até dia 9, porém, as vagas para as atividades são limitadas. A taxa de inscrição para discentes é de R$ 30,00; e para profissionais, R$ 45,00. Para grupos com dez pessoas, independentemente de serem professores ou alunos, a taxa de inscrição será de R$ 200,00.

A programação do workshop conta com minicursos, palestras, apresentações culturais, mesas redondas, oficinas e visitas técnicas, além de atividades para crianças de duas escolas de Petrolina. As temáticas são variadas, como inclusão social, plano de negócios, elaboração de patentes, políticas públicas e tecnologias de informação no Vale do São Francisco. A programação completa e a lista de palestrantes convidados se encontram no site do evento.

Haverá também a apresentação de 15 pitchs, ferramentas usadas por empreendedores para apresentar projetos inovadores de suas empresas a possíveis investidores. Os empreendedores contarão com um tempo de apresentação de até 5 minutos. “Os três primeiros lugares receberão certificado de menção honrosa. Os dois melhores terão uma vaga na incubadora da Invasf e na futura Incubadora da Univasf, que está em fase de implementação. E o primeiro lugar receberá premiação do Senai”, informa a professora Vivianni Marques, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf.

A professora Vivinni destaca que o evento visa diminuir a distância entre a academia e as empresas, além de promover a capacitação, divulgação de resultados e um ambiente para transferência de tecnologias. “O empreendedorismo inovador diminui a possibilidade de “morte” de empresas pelo incentivo ao lançamento constante de novos produtos que atendem a demanda atual, preferencialmente, amigável ao meio ambiente”, afirma.

O IV Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco é promovido pelo NIT da Univasf em parceria com o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Incubadora do Semiárido (ISA) e a Harpia Consultoria. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

registrado em: , ,