Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Infraestrutura urbana será debatida hoje (10) na edição mensal do Tempos de Produção

publicado: 10/10/2017 11h25 última modificação: 10/10/2017 11h25
João Pedro Ramalho
"Infraestrutura Urbana: projetos perspectivas e cenário social" é o tema do encontro de outubro do Tempos de Produção

O projeto de extensão Tempos de Produção, vinculado ao Colegiado de Engenharia de Produção (CPROD) e à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), irá realizar hoje (10) a edição mensal do encontro, que discutirá o tema será “Infraestrutura urbana: projetos, perspectivas e cenário social”. A atividade é gratuita, aberta a toda a comunidade e acontecerá às 19h, na sala NT 28, no Campus Juazeiro (BA).

A palestra será ministrada por João Pedro da Silva Neto, que é superintendente de Planejamento Urbano da Secretaria de Obras e Desenvolvimento de Juazeiro e professor do Colegiado de Engenharia Civil da Univasf. Para se inscrever, basta preencher um formulário online. São disponibilizadas aproximadamente 70 vagas. Todos os inscritos receberão certificado de participação.

João Pedro da Silva Neto irá discutir o tema do encontro através de exemplos de projetos de infraestrutura que têm sido desenvolvidos ou projetados no município baiano nos últimos quatro anos. O professor conta que irá ampliar a discussão, para abordar as perspectivas de melhoramento da Rede Integrada de Desenvolvimento (RIDE), que abrange Petrolina (PE), Juazeiro e outros seis municípios da região, enquanto um polo de infraestrutura regional.

Para o palestrante, a importância do encontro está em promover o diálogo dentro da Universidade e desta com os setores externos. “Existe uma responsabilidade nossa enquanto professores e alunos nessa aproximação. E nós precisamos entender qual o papel de cada um no escopo desses projetos”, explica Silva Neto.

De acordo com o professor do CPROD e coordenador do Tempos de Produção, Paulo Pereira, a discussão também é relevante porque a Engenharia Civil está conectada às outras engenharias. “Nossos alunos de Engenharia de Produção têm muita relação com os setores da construção civil. Esta edição traz a oportunidade de que eles conheçam a construção de projetos de obras de infraestrutura que melhoram a vida das cidades, especialmente em Juazeiro”, afirma Pereira.

Esta é a oitava edição em 2017 do Tempos de Produção. O projeto teve início no ano passado e realiza mensalmente encontros que discutem temas variados sobre a atuação do profissional da área de Engenharia de Produção. Outro objetivo do projeto é buscar parcerias entre o curso e os discentes com os setores produtivos da região.