Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para Grupo de Treinamento em Habilidades Sociais estão abertas até dezembro no CEPPSI da Univasf

publicado: 13/11/2017 14h32 última modificação: 13/11/2017 14h42
João Pedro Ramalho
Para se inscrever, é necessário comparecer ao CEPPSI,  no Campus Sede.

Para se inscrever, é necessário comparecer ao CEPPSI, no Campus Sede.

Empatia, comunicação e civilidade integram um conjunto de capacidades comportamentais, conhecidas como habilidades sociais, importantes para a melhoria das relações pessoais, profissionais e até para a saúde física e psicológica. Estudantes e servidores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) interessados em desenvolvê-las podem se inscrever para o Grupo de Treinamento em Habilidades Sociais. O projeto será desenvolvido no Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI) da Univasf e também consiste no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante de Psicologia Ludmila Nogueira. O trabalho é orientado pela professora do Colegiado de Psicologia Junnia Moreira. As inscrições estão abertas de hoje (13) até o dia 8 de dezembro.

Para se inscrever, é necessário comparecer ao CEPPSI, localizado no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE). Os interessados devem morar nas cidades de Petrolina ou Juazeiro (BA), ter entre 18 e 40 anos e possuir demanda de habilidades sociais. São 30 vagas disponíveis. Após o encerramento das inscrições, ocorrerá uma triagem, durante a qual será avaliado o repertório dos candidatos com relação às habilidades. O primeiro encontro deve acontecer no dia 19 de janeiro de 2018. Ao todo, serão realizados seis encontros, previsto para as sextas-feiras, das 17h às 20h.

Ludmila Nogueira é estagiária no CEPPSI desde junho deste ano, onde atuou tanto em trabalhos de intervenção em grupo quanto em psicoterapias individuais. Ela conta que, inicialmente, o treinamento em habilidades sociais não seria ofertado no semestre 2017.2. Por isso, ela decidiu desenvolver esta atividade durante o TCC. Segundo a estudante, o treinamento consistirá em atividades como dinâmicas coletivas, psicodrama, entre outras. O objetivo é que as pessoas aprendam como se comportar em uma determinada situação e possam, assim, reproduzir em outros ambientes.

A professora Junnia Moreira é responsável pela supervisão de estágio no CEPPSI há cerca de um ano e também desenvolve projetos de pesquisa com intervenção em grupo no Centro. Para ela, a condução desse projeto por Ludmila durante o TCC é importante para complementar sua formação como psicóloga. “O aluno não aprende só a fazer uma intervenção e a gerar algum tipo de benefício para quem participa do grupo. Ele aprende também a planejar essa intervenção e a avaliar seus efeitos, saber o que realmente mudou na vida das pessoas”, afirma a professora.