Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para seleção do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) foram prorrogadas

publicado: 03/12/2018 11h24 última modificação: 04/12/2018 16h05
Mônica Santos

O prazo final para as inscrições do processo seletivo para a turma 2019 do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) foi prorrogado para o dia 15 de dezembro.  O curso é presencial e ofertado em diversas instituições de ensino superior do país, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), entre as quais a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Nesta seleção, a Univasf disponibiliza 15 vagas para o mestrado, que é ofertado no Campus Juazeiro (BA).

Interessados em participar do processo seletivo devem efetuar a inscrição por meio de formulário online, disponível no site do ProfSocio. A relação de documentos exigidos está disponível no item 4.4 do Edital Nº 1/2018. A taxa de inscrição é no valor de R$ 60,00. Podem se inscrever licenciados portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham interesse em aprofundar sua formação científica e tecnológica para o exercício da profissão docente, com foco no ensino de Sociologia no nível médio.

O ProfSocio possui uma área de concentração em Ensino de Sociologia e três linhas de pesquisa: Educação, escola e sociedade; Juventude e questões contemporâneas; e Práticas de ensino e conteúdos curriculares. O mestrado tem duração de 24 meses, período em que deverão ser cursadas seis disciplinas obrigatórias e duas optativas, equivalentes a 450 horas e 30 créditos, com defesa de trabalho final de conclusão de curso.

A seleção contará com duas etapas. A prova escrita de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, acontecerá no dia 5 de fevereiro e terá duração de quatro horas. O local do exame é escolhido pelo candidato no ato da inscrição.  Já a segunda fase será a defesa do memorial profissiográfico e do anteprojeto, que vai acontecer entre os dias 11 e 12 de março de 2019. O resultado final será divulgado no dia 16 de março de 2019. A matrícula e o início das aulas estão previstos para a partir de 18 de março de 2019, conforme edital específico a ser divulgado posteriormente.

Cronograma:

Inscrições – até 15 de dezembro de 2018

Divulgação da lista final das inscrições homologadas – 9 de janeiro de 2019

Provas de conhecimentos – 5 de fevereiro de 2019

Divulgação do resultado das provas de conhecimentos, do local e horário da defesa do memorial profissiográfico e anteprojeto – 27 de fevereiro de 2019

Divulgação do resultado final da prova de conhecimentos – 6 de março de 2019

Defesa do memorial profissiográfico e anteprojeto – 11 e 12 de março de 2019

Divulgação do resultado da defesa do memorial profissiográfico e anteprojeto – 13 de março de 2019

Prazo recursal para a defesa do memorial profissiográfico e anteprojeto – 14 e 15 de março de 2019

Divulgação do resultado final – 16 de março de 2019

Matrículas e início das aulas – a partir de 18 de março de 2019, conforme edital de matrícula

registrado em: , ,