Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Intercâmbio na França será tema de palestra na Univasf nos dias 4 e 5 de outubro

publicado: 01/10/2018 17h08 última modificação: 01/10/2018 17h08
Mônica Santos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Campus France Brasil, agência oficial do governo francês, realizarão esta semana uma palestra sobre intercâmbio acadêmico na França. O evento é destinado a estudantes, docentes e técnicos de todas as instituições de ensino superior da região, que tenham interesse em desenvolver estudos na França. A palestra ocorrerá na quinta-feira (4), às 14h, na sala do Núcleo Temático 3, localizado no bloco de salas de aula do Campus Sede, em Petrolina; e na sexta-feira (5), às 10h, na sala do Núcleo Temático 28, no prédio de salas de aula, no Campus Juazeiro. O evento é gratuito e não é preciso fazer inscrição prévia.

A iniciativa visa incentivar o intercâmbio de estudantes brasileiros para a França. A palestra será ministrada por Letícia de Pontes Vieira, representante da Campus France Recife, que irá abordar assuntos como a estrutura do ensino superior francês; oportunidades nos níveis de graduação, mestrado e doutorado; procedimentos de candidaturas; bolsas; cursos de francês, programa Au pair entre outros. A Campus France Brasil é a agência oficial de promoção do ensino superior na França e tem escritórios em diversas cidades brasileiras.

O assessor de Relações Internacionais da Univasf, Isnaldo Coêlho, destaca que é importante a participação de estudantes e servidores da Univasf e de outras instituições de ensino da região no evento. “Atualmente as oportunidades de atuação profissional são globais e é importante conhecer outras realidades, outras culturas; porque muitas outras regiões do planeta enfrentam problemas similares aos enfrentados no Sertão, como escassez hídrica, mudanças climáticas e desertificação e desigualdade social. A Univasf pode atrair pesquisadores para nos ajudar a pensar nas soluções e também para compartilhar projetos que estejam dando certo em nossa região. Para tanto, precisa ter visibilidade internacional”, ressalta Coelho.