Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IX Scientex da Univasf começa nesta quinta-feira (20) no Campus Juazeiro

Notícias

IX Scientex da Univasf começa nesta quinta-feira (20) no Campus Juazeiro

publicado: 18/10/2016 17h27 última modificação: 19/10/2016 08h51
Karen Lima

Conferências, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, minicursos e oficinas. Estas são algumas das atividades que serão realizadas na IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que terá início nesta quinta-feira (20) e promoverá a apresentação de 416 trabalhos por estudantes de graduação e pós-graduação e mais de 70 minicursos e oficinas. O evento, que é gratuito e aberto à comunidade, será realizado até sábado (20), no Campus Juazeiro (BA). 

Durante o evento, haverá mostras e jornadas científicas com o objetivo de estimular, expor e discutir as ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos na Universidade. Serão realizadas a XI Jornada de Iniciação Científica (JIC), a XI Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT), a VIII Mostra de Monitoria e Tutoria, a V Mostra de Pós-Graduação. Também haverá a V Jornada Pró-Saúde/PET-Saúde, a V Mostra PET e a V Mostra de Iniciação à Docência. 

A sessão de abertura da IX Scientex acontecerá às 10h da quinta-feira, na Sala de Núcleo Temático 28, com a palestra “Pesticidas: efeitos sobre humanos e meio-ambiente, marco regulatório e alternativas”, a ser ministrada por professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jean Remy Guimarães. No dia seguinte, ainda serão realizadas a mesa-redonda "PET-Univasf: contribuições e perspectivas", com a mediação do professor da Univasf José Fernando Souto Júnior; e a palestra “O novo marco legal de CT&I no Brasil: Desafios e oportunidades”, que será apresentada pelo professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Gesil Sampaio. 

Nos três dias de evento, haverá também minicursos sobre temas como meio ambiente, filosofia, educação, saúde, artes visuais, psicologia, entre outros. Dentro da programação da Scientex será realizado, no sábado (22), o III Encontro de Práticas de Ensino Superior. O encontro contará com a palestra “Avaliação no Ensino Superior: classificar o desempenho ou avaliar a aprendizagem?” e a oficina “Identidade e prática docente no ensino superior”. As inscrições para o encontro podem ser realizadas até as 18h desta sexta-feira (21), no site da Scientex. A programação completa está disponível também no site do evento. 

No total, foram mais de 1,5 mil inscrições de todos os campi da Univasf, além de inscritos de outras instituições. De acordo com a pró-reitora de Ensino da Univasf, Monica Tomé, esta será uma das maiores edições da Scientex. “É uma mostra muito importante para toda a comunidade acadêmica da Univasf, pois é durante a Scientex que nossos professores, técnicos e estudantes apresentam os trabalhos desenvolvidos na instituição. Também chama a atenção o grande número de trabalhos que serão apresentados nesta edição, o que demonstra que a nossa produção acadêmica está crescendo”, afirma a pró-reitora. 

Os estudantes dos campi Paulo Afonso, Senhor do Bonfim e São Raimundo Nonato que virão para a IX Scientex terão alojamento no Campus Petrolina Centro e transporte até o Campus Juazeiro, durante todo o período do evento. Os organizadores alertam para a necessidade de trazer colchonete, bem como roupa de cama e banho. 

A IX Scientex conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Univasf, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).