Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf está com inscrições abertas

Notícias

IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf está com inscrições abertas

publicado: 29/09/2016 16h22 última modificação: 30/09/2016 09h02
Karen Lima

Discutir a produção científica desenvolvida por estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e promover a integração da comunidade acadêmica com outras instituições. Este é o objetivo da IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf, que será realizada de 20 a 22 de outubro, no Campus Juazeiro (BA). A Scientex 2016 será composta por diversas jornadas, mostras e encontro, num total de oito eventos, além de ofertar palestras, minicursos e oficinas, promovidos pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI). As atividades são gratuitas e abertas à comunidade e as inscrições on-line podem ser feitas até 19 de outubro. 

Dentro da programação, serão realizadas a XI Jornada de Iniciação Científica (JIC), a XI Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT), a VIII Mostra de Monitoria e Tutoria, a V Mostra de Pós-Graduação. Também haverá a V Jornada Pró-Saúde/PET-Saúde, a V Mostra PET, a V Mostra de Iniciação à Docência e o III Encontro de Práticas de Ensino Superior. A expectativa é de que cerca de 700 pessoas participem desta edição. 

As inscrições para submissão de resumos expandidos devem ser realizadas até o dia 5 de outubro, pelo site da Scientex. Poderão inscrever trabalhos estudantes de graduação e pós-graduação da Univasf, vinculados a Programas de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), com vigência 2015 e 2016 ou de anos anteriores que não apresentaram trabalho nas Jornadas. Estudantes de Iniciação Científica de ensino médio em projeto vinculado à Univasf também podem se inscrever. Os trabalhos devem ser elaborados conforme as regras disponíveis no site. O resultado e o horário das apresentações serão divulgados a partir do dia 14 de outubro, pela página da Scientex. 

Os interessados em participar dos 72 minicursos e oficinas devem efetuar a inscrição até o preenchimento das vagas. Os inscritos nos minicursos estarão automaticamente credenciados para o evento e poderão participar das demais atividades. A lista de minicursos e oficinas e a programação completa estão disponíveis no site do evento. 

A Scientex 2016 tem uma extensa programação que inclui palestras e apresentações culturais. No dia da abertura, o evento terá início às 8h, com o credenciamento, e seguirá com a palestra “Pesticidas: efeitos sobre humanos e meio-ambiente, marco regulatório e alternativas”, a ser ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Jean Remy Guimarães. 

No dia seguinte, será realizada a palestra “O novo marco legal de CT&I no Brasil: Desafios e oportunidades”, pelo professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Gesil Sampaio Sampaio. No terceiro dia do evento, será realizado o III Encontro de Práticas de Ensino Superior, em que serão discutidas práticas educacionais com docentes da Univasf para promover o aprimoramento de metodologias de ensino e de avaliação. 

De acordo com uma das organizadoras do evento, professora Ana Dulce Batista dos Santos, a programação deste ano será mais extensa. “O diferencial deste ano é o grande aumento da oferta de minicursos e a implementação de atividades culturais”, destaca. 

O evento conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Univasf, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).