Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Marcha Mundial pela Ciência – Vale do São Francisco será realizada neste sábado (22) em Petrolina

publicado: 17/04/2017 11h20 última modificação: 17/04/2017 11h20
Lucas Sobreira

Chamar a atenção da sociedade sobre a importância da ciência para a saúde e para a qualidade de vida. Este é um dos objetivos da Marcha Mundial pela Ciência, que será realizada no próximo sábado (22), dia mundial da Terra. A Marcha terá a participação de mais de 425 atividades-satélites, distribuídas por todo o planeta, e o Vale do São Francisco estará incluído na programação, com atividades em Petrolina (PE). O evento é aberto à toda a comunidade e conta com apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A concentração será na Praça do Bambuzinho, a partir das 9h, e a chegada será na praça 21 de setembro, próximo à orla da cidade. Na Região Nordeste, haverá ações da Marcha Mundial pela Ciência em Petrolina e em Natal (RN). Entre as principais pautas regionais do Vale do São Francisco está a importância do reforço das pesquisas em relação ao semiárido através da valorização da ciência local. O tema da Marcha Mundial pela Ciência - Vale do São Francisco será: “Convivência com a seca e o potencial do bioma caatinga”.

O professor do Colegiado de Engenharia Elétrica e um dos organizadores da Marcha na região, Helinando Pequeno de Oliveira, falou sobre a importância da participação da Univasf neste evento. “Somos uma instituição de pesquisa e reforçamos a importância da pesquisa na nossa instituição”, ressalta. Ele também destacou os principais objetivos de luta em relação à ciência na região. “Os cortes que estão sendo feitos na área das tecnologias devem afetar a região semiárida, portanto a marcha dará visibilidade para podermos reverter isto”, observa Helinando.

A Marcha Mundial pela Ciência mobilizará pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Vale do São Francisco, entre elas a Univasf, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido).