Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Matrícula do 1º Remanejamento da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) acontece hoje (25) e amanhã (26)

publicado: 25/02/2019 17h36 última modificação: 25/02/2019 17h37
Mônica Santos
Exibir carrossel de imagens Beatriz Granja Os estudantes aprovados para os cursos dos Campi de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) realizam as matrículas no Campus Sede.

Começou, hoje (25), a matrícula dos estudantes aprovados no 1º remanejamento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As matrículas acontecem até amanhã (26) e podem ser realizadas das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os estudantes aprovados para os cursos dos Campi de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) realizam as matrículas no Campus Sede, em Petrolina; já os candidatos chamados para os cursos dos demais Campi devem realizar a matrícula no campus onde o curso selecionado pelo candidato é ofertado.

A matrícula pode ser efetuada presencialmente ou por meio de procuração. O cronograma completo incluindo os locais de matrícula do 1ª Remanejamento está disponível na Portaria Nº 4/2019. Os documentos necessários para a matrícula estão disponíveis no Edital Nº 1/2019 do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2019.

De acordo com Antônia de Souza, coordenadora de administração da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), a Univasf tem um Sisu único, para entradas tanto no começo quanto no meio do ano. Algumas vagas, naturalmente, não são preenchidas, então a Univasf faz uma nova chamada, que é realizada com os candidatos que demonstram interesse por meio da Confirmação da Permanência na Lista de Espera (CPLE).

A partir daí, quem está dentro das vagas é chamado para realizar a matrícula e, quem não está, pode esperar por um possível remanejamento, caso haja algum cancelamento futuro. “Muitos estudantes não estavam nem com expectativa de serem chamados, mas acontece das pessoas convocadas não preencherem todas as vagas na chamada regular. Então, esse é um novo momento para preenchimento de vagas remanescentes, o que acaba sendo uma surpresa e uma felicidade para os que tanto sonharam em ingressar em uma universidade pública”, afirma Antônia.

Uma dessas estudantes é Ana Clara Crispim, de 17 anos. Ela já estava matriculada em outra universidade quando foi selecionada para cursar Administração na Univasf. “Vim fazer a matrícula e daqui mesmo já vou cancelar a outra. Fiz essa escolha, porque aqui vou estar em uma área que eu queria estudar e em uma universidade federal. Sempre quis a Univasf, então estou muito feliz, animada e positiva quanto ao que virá”, conta.

Já Dayane Monteiro, de 24 anos, tentou, por sete anos, entrar na universidade até que agora conseguiu passar em Zootecnia. “Vim de Pesqueira, Pernambuco, para cá e sempre quis estudar, mas não podia fazer nenhum curso integral, porque também precisava trabalhar. Agora as condições melhoraram e eu posso fazer Zootecnia, que sempre me interessou. Hoje, posso dizer que todo o esforço valeu a pena”, declara Dayane.

Ricardo Henrique Santos veio de Cabrobó (PE) e compareceu, com a esposa e a filha de seis meses, à sala do Núcleo Temático 3, no Campus Sede, para se matricular no bacharelado em Educação Física. “Estou enxergando essa aprovação como uma nova oportunidade, pois agora tenho novas responsabilidades e o estudo será uma delas. Pretendo me esforçar para melhorar como pessoa e me formar um profissional competente”, finaliza Santos.