Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Arqueologia da Univasf está com inscrições abertas para turma 2020.1

Notícias

Mestrado em Arqueologia da Univasf está com inscrições abertas para turma 2020.1

publicado: 26/07/2019 11h22 última modificação: 26/07/2019 11h22
Layla Shasta

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPGI), da Universidade Federal de Vale do São Francisco (Univasf), está com seleção aberta para o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPArq), nível de mestrado, do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). Estão disponíveis 8 vagas para ampla concorrência, além de 4 reservadas para políticas de ações afirmativas e uma para servidores Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) da Univasf. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de setembro.

Podem participar do processo seletivo portadores de diploma de graduação em Arqueologia ou em áreas afins. Para se inscrever, os candidatos devem preencher um formulário, disponível no Edital Nº 16/2019, e enviá-lo para o email: selecaoarqueologiaunivasf@gmail.com. A lista com a documentação completa solicitada também está disponível no Edital. O resultado das inscrições será divulgado no dia 15 de setembro, a partir das 8h. Para os candidatos que tiverem a sua inscrição indeferida, será possível entrar com recurso no dia 16 de setembro, no horário de 8h às 18h.

O PPArque possui duas linhas de pesquisa principais: “Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares”, que tem o objetivo de promover trabalhos voltados ao desenvolvimento de teorias e métodos para as especificidades da Arqueologia e suas transdisciplinares, e “Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural”, linha que discute sobre construções teóricas e empíricas, ligadas às estratégias de preservação, conservação, documentação, musealização e comunicação, utilizando como vetor de reflexão e transformação o patrimônio arqueológico e cultural. 

O processo seletivo será constituído por quatro etapas, sendo elas, respectivamente: proposta do projeto de pesquisa (pré-projeto); prova de conhecimentos específicos (eliminatória); entrevista com o candidato (eliminatória); e análise curricular (classificatória). O resultado final da seleção vai ser divulgado no dia 24 de outubro. Aos candidatos aprovados é requerido, ainda, comprovação de habilidade em língua estrangeira (inglês ou francês), que deve ser realizada em um prazo de no máximo 12 meses após a realização da matrícula na pós-graduação.

Cronograma -

20 de julho à 13 de setembro – Período de inscrições

15 de setembro – Divulgação das inscrições deferidas

30 de setembro – Divulgação do resultado da avaliação dos projetos

14 de outubro – Prova de conhecimentos específicos e entrega do currículo Lattes

16 de outubro – Divulgação do resultado da prova de conhecimentos específicos

21 e 22 de outubro – Entrevistas

23 de outubro – Divulgação do resultado das entrevistas e análise do currículo Lattes

24 de outubro (a partir das 10h) – Divulgação do Resultado Geral

24 de outubro (a partir das 18h) – Homologação e publicação do Resultado Final 

registrado em: , , ,