Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) está com inscrições abertas para processo seletivo

publicado: 16/01/2018 11h18 última modificação: 16/01/2018 11h18
João Pedro Ramalho

Portadores de diploma de graduação em licenciatura, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que trabalhem como professores de Sociologia na educação básica ou que tenham interesse em atuar na área podem participar da seleção para a turma de 2018 do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio). A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será, pela primeira vez, uma das Instituições Associadas, com a oferta de 15 vagas para estudantes de pós-graduação. As inscrições para o Mestrado estão abertas até o dia 30 de janeiro.

Para se inscrever, é preciso preencher um formulário disponível online. O valor da taxa é R$ 60,00. As instruções para o pagamento e a lista com os documentos necessários para a validação da inscrição constam no Edital 01/2017.

A seleção será composta por duas etapas, ambas eliminatórias e classificatórias. A primeira é a prova escrita de conhecimentos, que deve ser realizada no dia 20 de fevereiro, no Campus Juazeiro (BA) da Univasf. Os conteúdos do exame podem ser consultados no Anexo I do edital. Os candidatos que obtiverem a nota mínima necessária nessa primeira fase estarão aptos para a defesa da carta de intenções, quando serão avaliados o desempenho acadêmico, a experiência profissional e a produção intelectual e técnica dos inscritos. As defesas estão previstas para os dias 8, 9, 12 e 13 de fevereiro. A divulgação do resultado final está agendada para o dia 19 de março.

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional é coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é composto por três linhas de pesquisa: Educação, escola e sociedade; Juventude e questões contemporâneas; e Práticas de ensino e conteúdos curriculares. Outras informações sobre o programa e sobre o processo seletivo podem ser consultadas no edital ou no site do Profsocio.

Inscrições – até 30 de janeiro

Provas de conhecimentos – 20 de fevereiro

Divulgação do Edital de Matrícula – 1º de março

Divulgação do local e horário da defesa da carta de intenções – 5 de março