Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) está com inscrições abertas para seleção de alunos

publicado: 07/05/2020 16h59 última modificação: 07/05/2020 16h59
Layla Shasta

Professores da rede pública da educação básica, portadores de diploma de graduação em licenciatura, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar da seleção para a próxima turma do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). O ProfSocio é uma pós-gradução Stricto sensu, gratuita e ofertada, presencialmente, por todo o país, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é uma das Instituições Associadas e, nesta edição, está disponibilizando 10 vagas para o mestrado, que será ofertado no Campus Juazeiro (BA). As inscrições estão abertas até 15 de junho.

Para se candidatar, é preciso preencher um formulário online, disponível no site do ProfSocio, e anexar os documentos listados no item 5 do Edital Nº 1/2020. A taxa de inscrição para o Exame Nacional de Acesso é de R$ 60,00. Após a inscrição, os candidatos passarão por um processo seletivo, realizado a distância e via vídeo-chamada, que irá abranger três etapas: envio da carta de intenções, defesa da carta de intenções e prova de conhecimentos específicos. As duas últimas etapas irão acontecer entre os dias 21 e 24 de julho, em horário a ser divulgado na página do Mestrado. A publicação da lista final de aprovados está prevista para o dia 31 de julho, com o início das aulas programado para agosto.

A área de concentração do ProfSocio é o Ensino de Sociologia, seguindo três linhas de pesquisa: Educação, escola e sociedade; Juventude e questões contemporâneas; e Práticas de ensino e conteúdos curriculares. O mestrado tem duração de 24 meses, período em que deverão ser cursadas seis disciplinas obrigatórias e duas optativas, equivalentes a 450 horas e 30 créditos, com defesa de trabalho final de conclusão de curso. Aos concluintes é concebido o título de Mestre em Sociologia.

Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional é coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e busca propiciar um espaço de formação continuada para professores da rede pública da educação básica, inserindo-os em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação. Outras informações sobre o programa e o processo seletivo podem ser consultadas no site do ProfSocio.

Cronograma:

Inscrições – até 15 de junho

Período de avaliação das cartas de Intenção (primeira etapa) – 7 de julho a 14 de julho

Divulgação dos candidatos classificados na 1ª etapa – 15 de julho

Divulgação da lista final de classificados na 1ª etapa, definição de horários e plataforma de chamada de vídeo para defesas das cartas de Intenções e prova de conhecimentos – 20 de julho

Defesas e Prova (online) – 21 a 24 de julho

Divulgação dos resultados – 28 de julho