Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Monitores formados pelo projeto Inovando Práticas – Transformando Vidas da Univasf apresentaram resultados em evento nacional

publicado: 29/09/2017 16h31 última modificação: 05/10/2017 15h58
Mônica Santos
Paulo de Araújo/MMA II Intercâmbio entre Executores de Projetos do Edital N° 1/2013 do FNMA foi realizado em Brasília (DF)

O projeto Inovando Práticas – Transformando Vidas tem como objetivo formar agentes populares de educação ambiental, trabalhando a sustentabilidade socioambiental e a convivência com o semiárido. Executado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Inovando Práticas possibilitou a elaboração de seis projetos comunitários, que foram apresentados no II Intercâmbio entre Executores de Projetos do Edital N° 1/2013 do FNMA, realizado de 21 a 25 de agosto, em Brasília (DF).

Seis monitores e agentes populares de educação ambiental formados pelo projeto representaram a Univasf no evento, que contou com a participação de diversas instituições e organizações públicas e privadas de todo o país. A Univasf foi a única Instituição Federal de Ensino Superior a executar em sua totalidade as ações do Inovando Práticas, lançado em 2014 e desenvolvido com apoio do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os projetos comunitários ainda estão em fase de implantação ou execução e foram pensados e desenvolvidos por líderes de comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas e pequenos agricultores.

Ana Maria Gomes pertence à comunidade quilombola do Cupira, no município de Santa Maria da Boa Vista (PE) e em 2015 desenvolveu um projeto de produção de brinquedos e artesanato com materiais recicláveis, pois em sua comunidade não existe coleta seletiva. “Eu participava do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e fui selecionada para realizar o projeto, o que foi muito importante para mim a para a minha comunidade por causa da interação e da partilha de conhecimentos. A viagem e o reconhecimento em nível nacional só comprovam isso”, afirma Ana Maria, que hoje cursa História na Univasf pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

A monitora Valdenisa dos Santos Silva, da comunidade de Salina da Brinca, município de Casa Nova (BA), elaborou o projeto de uma horta comunitária, que está em fase de implantação na comunidade. Segundo ela, a participação no evento de intercâmbio em Brasília foi uma experiência muito proveitosa, pois foi possível ver outros projetos e incentivar outras pessoas.

Além disso, a oportunidade foi importante para adquirir mais conhecimento e para dar exemplo aos jovens da comunidade. “O projeto é bom para mostrar aos jovens que é possível gerar renda e viver bem em nossa terra, desde que haja apoio e iniciativas que possam ser trabalhadas de acordo com a realidade de cada lugar”, afirma Valdenisa.

Nestes três anos, o Inovando Práticas – Transformando Vidas atuou em cidades como Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso e Casa Nova, na Bahia; e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco. O projeto é baseado na modalidade de ensino conhecida como pedagogia da alternância, que propõe a interação entre o estudante, o ambiente escolar e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, unindo conhecimento científico às práticas de trabalho e proporcionando a interação de saberes.

De acordo com o coordenador técnico do Inovando Práticas na Univasf, Anderson Vieira, a intenção do projeto é trabalhar em conjunto com o poder público e a sociedade civil, além de desenvolver o conceito de desenvolvimento social e ambiental sustentável para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. E para isso, a apresentação dos resultados em Brasília foi de extrema importância. “O principal foi a troca de experiências entre as instituições para discutir as problemáticas e as soluções encontradas por cada uma durante a execução dos seus respectivos projetos”, afirma Vieira.