Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostra de trabalhos da especialização em Libras da Univasf acontece no Campus Sede no próximo sábado (13)

publicado: 11/04/2019 11h43 última modificação: 11/04/2019 11h53
Mônica Santos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco promove, no próximo sábado (13), a I Mostra de Pesquisa em Libras da Comunidade Surda do Vale do São Francisco. No evento acontecerão defesas públicas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é promovida pela Secretaria de Educação à Distância (SeaD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A mostra vai acontecer das 8h às 12h no auditório da biblioteca do Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site. A mostra acontece, também, em todos os polos da especialização. No dia 6 de abril aconteceu em Ipirá (BA); no dia 24 vai acontecer em Carpina (PE) e no dia 4 de maio vai acontecer em Paulo Afonso (BA). O evento terá, em sua programação, uma palestra com o tema: “A escrita do aluno surdo: Interfaces entre a Libras e a língua portuguesa” com Thereza Bastos, pós-doutoranda na Universidade Federal da Bahia (UFBA); apresentação dos trabalhos em formato de pôster e uma mesa redonda com a presença de alguns dos avaliadores dos trabalhos.

De acordo com Getro Reis, coordenador da especialização, a Univasf está contribuindo, com a formação dessa segunda turma de especialização em Libras, para cumprir um dos objetivos da universidade, que é interiorizar o conhecimento. “A comunidade surda foi negligenciada pelos órgãos públicos durante séculos. Com o evento, queremos levar conhecimento em Libras para cidades pequenas porque é mais do que provado que o surdo pode ter participação efetiva na sociedade, mas para isso ele precisa de professores surdos e intérpretes. Então, essas pesquisas revelam, de forma científica, o cenário atual, trazendo críticas e contribuições para a região onde eles residem”, afirma Reis.