Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Música, Teatro e Cordel serão apresentados na terceira edição do Farmacodrama na Univasf

publicado: 12/09/2017 10h41 última modificação: 12/09/2017 10h41
João Pedro Ramalho

Um festival de teatro, literatura de Cordel e músicas educativas que abordará diversos assuntos da área da Farmácia. Esta é a proposta do Farmacodrama, evento que será realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nesta quinta-feira (14), das 8h às 13h, na sala do Núcleo Temático 1 (NT-1), localizada no prédio de salas de aula do Campus Sede, em Petrolina (PE). Essa é a terceira edição do festival, que é promovido pelo projeto de extensão “Farmácia para comunidade: Compartilhando o conhecimento através do Festival Farmacodrama e da Feira Expofarma”.

O festival é voltado principalmente para estudantes de Ensino Médio e graduandos dos dois primeiros períodos de Farmácia. As inscrições podem ser feitas através do e-mail braznjunior@gmail.com. Os inscritos deverão levar um quilo de alimento não-perecível para o evento.

Segundo o professor do Colegiado de Farmácia e organizador do evento, Braz José do Nascimento Júnior, as apresentações tratarão de temas como Sistema Nervoso e uso de drogas, Sistema Reprodutor e Doenças Sexualmente Transmissíveis, entre outros. Todos esses conteúdos estão ligados à disciplina de Morfologia Humana e Saúde, ministrada por ele na graduação. As peças, as músicas e os cordéis foram escritos pelos próprios alunos do primeiro e segundo períodos de Farmácia.

O Farmacodrama possui três objetivos principais: divulgar o curso de Farmácia, consolidar conhecimentos em Morfologia Humana e Saúde e estabelecer parcerias com instituições de ensino da região. Nesta edição, o evento contará com a participação de estudantes do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco – Anexo 1, de Petrolina, convidados para assistir as apresentações e interagir com os graduandos.

De acordo com o professor Nascimento Júnior, o festival é importante por divergir dos modelos tradicionais de avaliação escrita e por desenvolver uma formação diversificada aos estudantes de graduação. “O Farmacodrama procura desenvolver nos educandos práticas pedagógicas interativas, que efetivamente contribuam no processo de ensino-aprendizado de forma lúdica e estimulante”, afirma.

O projeto “Farmácia para comunidade” foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf em 2017. Além do professor Braz José do Nascimento Júnior, integram o projeto os docentes do Colegiado de Farmácia Rosemairy Luciane Mendes e Fabrício Souza Silva, bem como estudantes dos dois primeiros períodos do curso. A Feira Expofarma, segunda atividade planejada pelo grupo, deverá acontecer no semestre 2017.2.