Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra sobre Liderança e Motivação e mesa redonda sobre Extensão e Pesquisa movimentaram programação da 12ª Scientex

publicado: 27/11/2019 17h22 última modificação: 27/11/2019 17h22
Layla Shasta

Qual a postura ideal de um líder? Por que você faz o que faz todos os dias? E como respeitar os diversos “por quês” que fazem parte da vida das pessoas ao nosso redor? Estas foram algumas das questões discutidas durante a palestra “Liderança, motivação e comunicação”, que aconteceu na manhã de hoje (27), durante o segundo dia da 12º Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A atividade é parte da programação do V Encontro de Práticas da Educação Superior (V EPES), uma das ações da Scientex, e foi realizada no Miniauditório 2, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA).

A palestra foi ministrada pelo professor do Colegiado de Medicina Veterinária da Univasf Raimundo Palheta. O docente buscou apresentar aos participantes a ideia de que a liderança é algo usado em diversos momentos do dia a dia e não apenas para gerenciar ou motivar equipes. Além disso, segundo ele, discutiu-se que para ser um líder é preciso dar exemplos, através de transparência, clareza e comunicação.

“Acho que essa é a mensagem que eu tentei deixar para os participantes: não fazer ‘só por fazer’, mas perguntar a si mesmo ‘por que eu faço o que faço todos os dias? ’”, disse o professor. De acordo com Palheta, a palestra tratou, também, da importância do respeito às razões que motivam as outras pessoas, para que, assim, se possa trabalhar bem em equipe. “Todo mundo seguir um destino que seja bem comum para todos, creio que seja o primordial”, afirmou.

O V Encontro de Práticas da Educação Superior está sendo promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Coordenação de Capacitação e Desempenho, vinculada à Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Univasf e visa discutir as particularidades do trabalho docente no contexto social atual. Segundo o professor Raimundo Palheta, a palestra de hoje pôde apresentar informações que os participantes poderão levar para toda a vida. “Espero que eu tenha conseguido ter comunicação e espero que quem teve a oportunidade de participar se torne disseminador do que a gente conseguiu conversar nessas duas horas”, concluiu o professor sobre a atividade. A programação do EPES segue com ações até amanhã (28).

Também foi realizada durante a manhã de hoje (27), a mesa redonda sobre “Estratégias de Fomento para Pesquisa e Extensão”. O assunto foi debatido pelo professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anderson Stevens Leônidas Gomes e pela pró-reitora de Extensão da Univasf, professora Lucia Marisy, sob a mediação do professor do Colegiado de Engenharia Elétrica, Helinando Pequeno de Oliveira.

A professora Lucia Marisy proferiu uma aula sobre extensão universitária e falou sobre as ações extensionistas realizadas nos territórios de atuação da Univasf, que envolvem mais de 50 municípios nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Ela ressaltou a mudança de paradigma na extensão universitária e o fortalecimento das ações voltadas à interação entre Universidade e populações tradicionais em toda a região. “Fazemos extensão com o sujeito. Trabalhamos com agricultores familiares, ribeirinhos, comunidades quilombolas, populações indígenas. É a comunidade que apresenta suas demandas e a Universidade desenvolve os projetos junto com essas populações”, disse.

Os desafios de se fazer pesquisa no Brasil foram apontados pelo professor Anderson Gomes, numa palestra em que ele frisou a importância do letramento científico desde a infância não só para despertar o interesse pelo estudo das ciências, mas também para plantar a semente de futuros pesquisadores e cientistas. “É preciso despertar e manter o interesse pela Ciência desde cedo, começando na escolinha”, afirmou. Entre os vários desafios postos para a comunidade científica brasileira ele destacou a importância da internacionalização, da interdisciplinaridade, do planejamento e de novas estratégias de fomento como maneiras de manter a motivação para a pesquisa, mesmo em tempos de crise, que, segundo ele, sempre passam.

A Scientex é realizada pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e Extensão (Proex), com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e acontece com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).  A programação completa está disponível no site do evento. Confira também fotos e vídeos desta Scientex nas redes sociais da Univasf pelo Instagram e pelo Facebook.